Ícone
Ícone

5 erros com carros mais comuns que você pode estar cometendo

De 1 a 10, qual nota daria para os cuidados que você tem com o seu carro? Lavá-lo toda semana, escolher um posto credenciado e estar com as revisões em dia pode não ser o suficiente para alcançar o melhor desempenho.

É claro que esses cuidados são importantes, mas ficar atento a alguns erros com carros é a melhor forma de se prevenir contra gastos extras e garantir a conservação do seu veículo. Se você também está em busca das melhores práticas ao volante, no post de hoje listamos os 5 erros com carros mais comuns de serem cometidos e o porquê você deve evitá-los. Acompanhe.

#1 Rodar com a gasolina na reserva

Se você gosta de viver perigosamente e, toda vez que a luz da reserva acende, ainda roda uns bons quilômetros com base na capacidade do tanque do seu carro, é bom repensar esse hábito.  Isso porque, quando o veículo fica na reserva, apesar de ainda ter um mínimo de combustível garantido por conta do funcionamento do sistema de alimentação, se tiver menos de 5 litros no tanque pode danificar a bomba de combustível.

Esse é um dos erros com carros mais comuns, e o problema de se tornar recorrente é que, em modelos com injeção eletrônica, a bomba de combustível fica submersa no depósito para que ela se mantenha lubrificada e arrefecida. Quando o nível é baixo, a temperatura aumenta, o que faz com que haja uma diminuição da sua vida útil. Portanto, fique atento ao painel do seu veículo, e quando a luz da reserva acender, abasteça-o o quanto antes para evitar que você tenha prejuízos.

Leia também: Descubra os 5 maiores mitos sobre carros

#2 Não limpar o filtro do ar condicionado

Responda rápido: quando foi a última vez que os filtros do seu carro foram trocados? Se você não se lembra da data exata, saiba que não está sozinho. Essa parte da manutenção acaba sendo negligenciada por grande parte dos donos de veículos, e apesar dos filtros serem essenciais para o funcionamento do motor e dos componentes do seu carro, esse é um dos erros com carros bastante comuns. Por incrível que pareça, eles são baratos em comparação com os benefícios que proporcionam, portanto, dê atenção às substituições nas revisões.

O filtro do ar condicionado, por exemplo, se não for trocado periodicamente, além de comprometer o funcionamento do sistema, perde a capacidade de barrar a entrada de impurezas, o que causa mau cheiro no veículo e provoca reações alérgicas nos passageiros, como a renite.

google-728x90B1.gif

#3 Não verificar a calibragem dos pneus

Esse é um dos erros com carros que podem afetar não somente o veículo, mas também o seu orçamento. E o pior peso é o do bolso, não é mesmo? A gente já falou por aqui sobre as melhores formas de economizar combustível, e a calibragem dos pneus é uma delas.

Isso porque, mesmo sem estar murcho, é possível que o pneu não esteja com a pressão indicada para rodar sem sobrecarregar o motor, e, consequentemente, aumentar o consumo de combustível.

Portanto, quando da próxima vez que você parar no posto de combustível para abastecer o seu carro, perca alguns minutos a mais para garantir a calibragem correta dos pneus.

Leia também: As 5 maiores reclamações sobre seminovos e porquê você pode estar enganado

#4 Frear bruscamente nos buracos

Quem nunca foi pego de surpresa ao volante por um buraco no meio do caminho? Infelizmente, muitas vezes, as condições das estradas não são adequadas, e alguns buracos e desníveis podem atrapalhar a vida dos motoristas. Já que eles são inevitáveis, o ideal é saber como agir quando se deparar com esses obstáculos, e  um dos erros com carros mais frequentes nessas situações é frear bruscamente.

Isso porque essa manobra aumenta consideravelmente o impacto, sobrecarregando a suspensão e o sistema de freios, o que ocasiona danos maiores do que se o buraco fosse atravessado naturalmente.

#5 Apoiar o pé na embreagem

Para quem não tem um modelo automático, apoiar os pés na embreagem enquanto se está dirigindo é um dos erros com carros mais comuns do dia a dia. Deixar o pé descansando no pedal pode comprometer a durabilidade do conjunto mecânico, e, mesmo que a pressão exercida seja pequena, o desgaste das molas, discos e rolamentos pode ser até 40% mais rápido.

Um dos grandes motivos para que esses erros com carros sejam cometidos repetidamente é a falta de conhecimento sobre os riscos e os prejuízos que podem causar. Portanto, se para você as dicas foram válidas, que tal compartilhá-las nas redes sociais para que seus amigos também possam se prevenir? Se você ficou com alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

Leia também: 3 soluções para você trocar o seu carro financiado

Leia também: 10 dúvidas mais frequentes sobre financiamento de carro

Falar pelo WhatsApp