Ícone
Ícone

6 razões para trocar o carro ao invés de vendê-lo

A compra de um automóvel é um momento muito importante e, normalmente, leva semanas ou meses de análise de diferentes marcas e modelos para identificar qual deles atende melhor suas necessidades. E não é para menos, afinal, o item escolhido o acompanhará por alguns anos.

Contudo, após um certo período, chega a hora de trocar o carro e diversos fatores motivam essa tomada de decisão, como o custo elevado dos reparos de um modelo antigo, ou, ainda, o desejo de ter um veículo mais equipado e moderno.

Nesse estágio, o motorista tem, geralmente, duas opções: trocar o carro por um modelo mais recente em uma revenda ou vendê-lo de forma particular para, depois, adquirir um novo. Em um primeiro momento, muitas pessoas escolhem a segunda opção por acreditar que, assim, conseguirão encontrar um valor melhor na venda do bem. Entretanto, esse processo pode ser demorado e desgastante. Diante disso, a troca direta na loja se torna uma boa alternativa.

No post de hoje, vamos falar mais sobre o assunto e mostrar algumas razões que confirmam que trocar o carro pode ser melhor do que vendê-lo. Acompanhe!

1. O processo de compra e venda é mais simplificado

A principal vantagem é, sem dúvida, a agilidade no negócio. Devido ao volume de vendas, as concessionárias e revendedoras compram os veículos antes mesmo de ter um comprador para eles.

Contudo, é necessário estar bem informado sobre as condições do negócio para não se sentir prejudicado. Muitas pessoas imaginam que o valor pago pelo carro será o que consta na Tabela Fipe. Entretanto, é importante entender que ela é apenas uma referência: além dessa base de preço, as lojas consideram outros fatores durante a avaliação que irá definir o valor final, tais como a conservação, os custos com manutenção e as chances de venda.

De qualquer modo, o negócio se mostra vantajoso aos motoristas que precisam de um automóvel novo de forma simplificada e rápida, pois, ao trocar o carro em uma concessionária, eles não precisam ficar sem o veículo por muitos dias, o que pode atrapalhar a rotina.

Leia também: As atitudes que estão acabando com o seu score

2. A venda do carro pode ser demorada

Quem decide pela venda particular tende a enfrentar problemas com a demora, já que é preciso encontrar um comprador para o bem. Esse processo pode se prolongar por semanas ou meses, o que requer paciência por parte de quem está vendendo o veículo.

Muitas pessoas preferem comprar um carro usado diretamente em uma revendedora, pois, dessa forma, contam com a garantia de 90 dias – conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC) – ou de 1 ano, como é na Pemavel, o que não acontece no negócio de compra e venda entre pessoas físicas.

Outro fator negativo é que pode haver perda de tempo para o vendedor, visto que é necessário apresentar o carro a diversas pessoas – e não é incomum surgir um interessado que agende uma visita e depois desmarque em cima da hora ou não apareça.

3. Você não precisa dedicar tempo com anúncios e propagandas

trocar de carro

É fácil encontrar carros com anúncio de venda nos vidros, não é mesmo? Essa alternativa é utilizada por muitos motoristas, mas, na maioria dos casos, não é tão eficiente.

Para agilizar a venda, é necessário investir em canais de divulgação para ampliar o alcance, de modo a encontrar um novo comprador, o que normalmente é feito em jornais ou portais de venda pela internet. Entretanto, para alcançar o sucesso com essa estratégia é preciso tempo e dedicação para elaborar um anúncio que realmente vá chamar a atenção.

4. Você pode escolher um modelo de acordo com suas necessidades

Quando você decide trocar o carro direto na concessionária, tem à disposição uma infinidade de marcas e modelos. Embora, em alguns casos, eles não sejam novos, fazer a aquisição de um seminovo também é um excelente negócio, uma vez que não há uma depreciação tão alta no valor do bem, como acontece com os carros zero quilômetro.

Outro fator importante é que, ao trocar seu carro por um modelo mais novo, você evita os custos de reparos que, normalmente, aumentam com a vida útil do automóvel – e despesas com a manutenção de um modelo antigo podem afetar consideravelmente o orçamento da família.

Leia também: Calibragem de pneus: você pode estar fazendo isso errado

5. Você consegue financiar o valor do automóvel

Incluir o carro antigo no pagamento do novo é um excelente negócio. Assim, você reduz o valor total do bem, diminuindo a quantidade de parcelas e os juros que incidem nelas. Além disso, se tiver algumas economias, pode até fazer o pagamento à vista e negociar um desconto no valor final.

Outra possibilidade é optar pelo financiamento. Dessa forma, você adquire um automóvel mais novo, sem comprometer a sua renda.

O financiamento de veículos aumentou no último ano, tanto na compra de modelos novos, quanto usados, e a principal forma foi o crédito direto ao consumidor (CDC) – que representou mais de 80% das operações do país em 2017.

6. O negócio é mais seguro

Ao trocar o carro em vez de vendê-lo a um particular, você evita problemas com atraso de pagamento e outros transtornos.

Não é difícil ouvir histórias de pessoas que fizeram o negócio sem um contrato, ou com o famoso “contrato de gaveta”, e tiveram inúmeros problemas, seja por questões relacionadas a quitação do veículo ou com a transferência, as infrações de trânsito e o não pagamento do IPVA.
Publicidade:

Portanto, trocar o carro pode ser mais vantajoso do que vendê-lo, mas você deve escolher uma revendedora idônea, que tenha um bom histórico no mercado e que leve a sério a relação de ganha-ganha entre empresa e cliente.

E então, está pensando em trocar o carro? Conte com a gente para fazer um bom negócio e até a próxima.

Falar pelo WhatsApp