Ícone
Ícone

Calibragem de pneus: você pode estar fazendo isso errado

Você é do tipo de motorista que faz a calibragem de pneus regularmente ou apenas quando percebe que eles estão vazios? Se a segunda alternativa for a sua realidade, você não está sozinho!

Muitas pessoas se esquecem da calibragem de pneus, e há ainda aquelas que, quando a realizam, o fazem de forma equivocada, o que também pode ser prejudicial para o desempenho do carro e para o bolso.

No post de hoje, vamos falar sobre a importância de manter os pneus calibrados e mostrar como fazer isso corretamente. Continue a leitura e saiba mais.

Por que fazer a calibragem de pneus?

O dono de um carro deve realizar a manutenção de todos os itens para garantir um melhor desempenho, conforto e segurança dos passageiros.

Falando especificamente dos pneus, a conservação correta evita prejuízos financeiros e riscos de acidentes. Um pneu com a calibragem desregulada tem um desgaste maior nas extremidades, por exemplo, e fica mais suscetível à aquaplanagem, pois a estabilidade e a aderência ao solo acabam comprometidas, colocando em risco a segurança dos passageiros e de outros motoristas.

Calibragem de pneus 2

Já em relação ao fator financeiro, quando o pneu está murcho, o motor precisa fazer mais força para movimentar o veículo, aumentando o consumo de combustível, o que, no decorrer de um ano, representa um montante significativo. Além disso, deixar os pneus cheios ou vazios demais compromete a vida útil deles. De acordo com pesquisas, o hábito de fazer a calibragem de pneus aumenta a durabilidade em até 25%.

Leia também: Você sabe a hora certa de trocar pneus? Listamos 6 dicas para te ajudar 

Qual a periodicidade para fazer a manutenção?

No geral, recomenda-se que esse procedimento seja feito a cada 15 dias, mas é importante prestar atenção aos sinais que indicam que a calibragem de pneus deve ser antecipada – um deles é caso eles estejam vazios, por exemplo.

Os principais fatores que fazem com que isso aconteça são: pequenos furos, defeito ou perda da tampa da válvula, deterioração na roda causada por impactos em meio-fio e o ressecamento da borracha, que deixa o ar passar lentamente.

Além da verificação frequente, é fundamental analisar a necessidade de calibragem dos pneus antes de viajar, assim como fazer revisão de outros itens do veículo.

Qual a calibragem de pneus correta?

Calibragem de pneus

É bastante comum que os motoristas façam a calibragem com pressão de ar entre 28 e 30, entretanto, isso varia de acordo com o veículo. Lembre-se que uma pressão inadequada prejudica o desempenho do carro, sendo assim, não deixe de verificar no manual qual a calibragem ideal – a maioria dos modelos também conta com essa informação na parte interna da porta ou na tampa do tanque.

Leia também: 9 fatores que estão acabando com a tinta do seu carro (e que você não sabia)

Geralmente, a pressão nos pneus traseiros é maior que a dos dianteiros, e dependendo do peso e do modelo do carro, essa diferença costuma ser de 2 ou 3 libras/psi a mais. Portanto, veja as indicações do fabricante nesses casos.

O tipo de terreno também interfere na calibragem de pneus: para andar em estradas de areia ou lama, por exemplo, a sugestão é que a pressão seja mais baixa, pois isso reforça a tração do veículo. No entanto, a recomendação é válida apenas para pneus com câmaras, do contrário, a pressão reduzida poderá aumentar o risco de danificação.

Como fazer a calibragem de pneus

A calibragem de pneus pode ser feita em lojas especializadas em serviços automotivos ou em postos de gasolina. Optar pelo primeiro local, geralmente, garante uma regulagem mais precisa, mas caso isso não seja possível, os postos são boas alternativas para realizar o procedimento.

Um fator extremamente importante para uma calibragem eficaz é realizá-la com os pneus frios, ou seja, que tenham rodado, no máximo, 3 quilômetros. Isso garante que as partículas de ar dentro deles fiquem mais estáveis e não comprometam o resultado.

Também é necessário realizar a manutenção do pneu do estepe, afinal, se houver algum imprevisto, ele precisa estar em perfeita condição de uso. A calibragem desse item deve ser feita com uma ou duas libras/psi a mais do que o indicado.

Mesmo com a correria do dia a dia, é fundamental não descuidar da manutenção do carro. Fazer a calibragem de pneus é um processo simples e rápido, que garante segurança e economia.

E você, calibra os pneus do carro corretamente? Conte pra gente nos comentários e até a próxima.

Leia também: 8 aplicativos de trânsito que são fundamentais

Falar pelo WhatsApp