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Como fazer a manutenção de câmbio automático em 6 passos

Os carros automáticos são cada vez mais comuns no Brasil.  Para quem busca conforto no trânsito e um dia a dia menos cansativo é uma excelente alternativa. A dinâmica das vias urbanas acaba sendo muito pesada e um câmbio automático evita o cansaço de ficar o tempo todo acionando a embreagem e manopla para alternar as marchas do veículo.

O câmbio automático é o segundo componente mais caro para ser substituído em um veículo, perdendo apenas para o motor. A questão é que poucos proprietários se aprofundam no assunto e acabam não sabendo como podem cuidar corretamente do seu carro. Sem a manutenção devida, os câmbios automáticos podem falhar com menos de 50.000 km. Assusta, né?

Até um certo tempo atrás, apenas carros de luxo ofereciam um sistema de câmbio automático, no entanto, esta realidade tem mudado. O mercado presencia um aumento notável na procura deste tipo de automóvel e, com isso, a tecnologia é obrigada a se desenvolver a passos largos para atender esta parcela ascendente da população.

Com tanta mudança vindo por aí, as dúvidas sobre reparos e manutenção do câmbio automático podem surgir e é por esse motivo que resolvemos trazer este assunto hoje para você. Separamos 5 passos que irão facilitar a manutenção do seu câmbio automático, além, é claro, de te ajudar também na preservação do mesmo. Vamos lá?

1 – Manutenção preventiva e troca de fluido

É fundamental para a preservação do câmbio automático a troca certa de fluido, dentro dos prazos determinados. Os profissionais especializados em câmbios automáticos são extremamente contundentes em relação a troca do lubrificante. Independentemente do que cada fabricante recomenda para troca, evite rodar mais do que 30.000km com fluídos minerais, e mais de 50.000 km com fluidos sintéticos. Aumentar muito este limite pode custar caro.

Muita atenção à cor do fluido. Se ele já se encontra com uma coloração escura é sinal de que já foi contaminado e perdeu as suas propriedades. Neste momento, é comum o condutor do veículo sentir uma baixa no rendimento, trepidações ao arrancar e nas trocas de marcha. Saiba que a transmissão automática trabalha com altas temperaturas, principalmente quando o trânsito está saturado e, por isso, ele não suporta rodar altas quilometragens sem substituição.

Como fazer a manutenção de câmbio automático em 6 passos (3)

Economizar na troca não é uma boa ideia. Fique ligado na qualidade do fluido escolhida e tente sempre dar prioridade e atenção as especificações da montadora do seu carro. Pode ser que você invista um pouco mais, mas lembre-se: o custo-benefício compensa e a chance de ter um grande prejuízo logo ali na frente é minimizada.

Além destas dicas de manutenção de câmbio automático, vale lembrar também que todos os sistemas de transmissão têm um filtro ou tela que devem ser trocados ou lavados toda vez que o fluido for substituído.

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2 – Temperatura

Normalmente os condutores têm hábito de prestar atenção nas trocas de óleo e esquecem de dar atenção para água. A água do radiador refrigera o motor e também mantém a temperatura do fluido do câmbio automático. Caso falte água, o motor pode ferver, o câmbio superaquecer e os componentes certamente serão prejudicados. Esta é uma particularidade dos câmbios automáticos, já que não temos esse tipo de problema nos câmbios manuais.

3 – Condução

A maneira como você dirige o seu carro é muito importante e pode ajudar ou prejudicar o sistema de câmbio automático. Acelerar e tirar o pé ou arrancar e acelerar sem critério, faz com que a transmissão trabalhe em alta temperatura, reduzindo ou danificando a vida útil do câmbio.

É bastante comum encontrarmos sistemas de câmbios automáticos que duram até mais de 200.000 km e isso prova que, quando bem cuidado, a transmissão tem vida mais longa do que a do próprio motor. Claro, se o seu jeito de conduzir o veículo for mais agressivo, esse tempo de vida útil pode ser reduzido pela metade.

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4 – NUNCA engate a ré com o veículo em movimento.

A maioria das caixas de câmbio automático atuais possuem uma trava que evita que a alavanca deslize para a ré. Mas, muita atenção se o seu veículo não oferece essa segurança a mais. Qualquer descuido pode provocar um choque muito intenso em algumas peças do câmbio, levando a danificação.

5 – Reparo

Como mencionamos no início do texto, o custo de manutenção de câmbio automático é bem mais elevado, quando comparado a outros tipos de reparo que realizamos em nossos veículos. Em um carro mais desgastado, o valor pode chegar próximo ao do próprio veículo.

Na maioria das vezes, o seu conserto exige a desmontagem completa da caixa com substituição das juntas, anéis, discos, etc. Um pouco mais raro (e caro) é quando existe a necessidade de trocar ou remanufaturar o conversor de torque.

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6 – Alertas para realizar uma manutenção preventiva

Alertas para realizar uma manutenção preventiva

Se você tem reparado que o seu carro está diferente, fique atento. Sinais como trepidação e demora ao arrancar, com trocas de marchas mais arrastadas, podem ser fatais e significar que o seu carro está precisando de ajuda. Procure um profissional especializado em veículos automáticos e faça logo a manutenção preventiva no seu câmbio automático.

Essas dicas farão com que o seu sistema de câmbio automático tenha uma vida ainda mais longa. Atente-se para todos os detalhes e procure sempre um profissional de confiança para cuidar do seu veículo. Relembrando: os cuidados preventivos são fundamentais para garantir a performance do seu câmbio automático. Verificar o sistema de refrigeração e troca de fluidos é essencial. Considere também que as trocas de marcha são bem mais longas, e o consumo de combustível tende a ser um pouquinho mais elevado. Mas vale o conforto!

E você, prefere câmbio automático ou manual? Tem mais alguma dica para cuidar de câmbio automático? Escreva pra gente nos comentários 😉

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