Ícone
Ícone

Como ter um carro sustentável em 6 dicas muito fáceis

Se apenas um conceito fosse eleito como a política do século, o de sustentabilidade, com certeza, seria o escolhido. Isso porque a preocupação com o consumo sustentável e a prática de ações que impactem o mínimo possível no meio ambiente é a grande preocupação do mundo moderno, que carrega a máxima de produzir sem destruir.

E engana-se quem pensa que a responsabilidade com a sustentabilidade é apenas um compromisso a cargo das grandes empresas e indústrias, que desenvolvem planos de ação voltados para essa temática. É possível, sim, praticar a sustentabilidade no dia a dia, e cada cidadão não só pode, como deve, adotar algumas medidas para reduzir os impactos no meio ambiente.

Afinal de contas, grandes transformações começam com pequenas atitudes, e o primeiro passo para praticar a responsabilidade ambiental pode estar estacionado na garagem da sua casa. Isso mesmo: é possível, com cuidados simples, ter um carro sustentável. Quer saber como? Confira nossas dicas.

#1 Siga o cronograma de revisão do veículo

O calendário de revisão do veículo existe por um motivo, não é mesmo? E por mais que muitas pessoas pensem que essa é uma forma de gastar dinheiro sem obter nenhum retorno, cumprir as datas da revisão do veículo é essencial para a sua segurança e de sua família, além de garantir a conservação e desempenho do veículo.

Exatamente por isso, essa é a primeira dica para quem quer ter um carro sustentável. Durante as revisões, são checados e, se preciso, trocados, diversos componentes que impactam na emissão de poluentes no meio ambiente, como, por exemplo, os filtros de ar, calibragem dos pneus e o óleo do motor.

#2 Pense duas vezes antes de trocar de carro

O que a sustentabilidade tem a ver com o consumo consciente? Absolutamente tudo. Apesar de vivermos em uma sociedade que, o tempo todo, oferece estímulo para a aquisição de bens e produtos, a autorreflexão a respeito do que e de como as compras são feitas é um ótimo exercício. E isso vale, também, para quem quer ter um carro sustentável.

A dica, aqui, é avaliar a necessidade real da troca de um veículo. É claro isso não significa que, comprar um carro seja um erro, ou uma atitude condenável. Pelo contrário: é para realizar sonhos e desejos e ter mais conforto que você trabalha, não é mesmo?

A proposta é repensar o momento, e fazer a troca quando ela realmente for necessária, e não enxergar os veículos como bens recicláveis.

Leia também: O que é o RENAJUD e por que um veículo pode ficar bloqueado?

#3 Descarte corretamente o óleo do carro

troca de oleo carro

Essa dica está intimamente ligada à primeira. Isso porque, geralmente, quem faz a troca de óleo do veículo é o mecânico, certo? Por isso, antes de escolher a oficina para levar o seu carro, descubra se ela adota uma política de descarte de resíduos ambientalmente responsável. Pode parecer um cuidado exagerado, mas, para ter um carro sustentável, é preciso prestar atenção nas pequenas coisas.

#4 Cuide bem do catalizador

Mais um puxão de orelha para quem não segue o cronograma de revisão do seu veículo. É nessas idas à oficina que é feita a revisão do catalizador, um sistema do carro que, por meio de uma reação química, transforma os gases tóxicos provenientes da queima de combustível, o que é essencial para manter as emissões de poluentes do motor controladas.

O catalizador pode durar toda a vida útil do carro, desde, é claro, que sejam feitas as corretas manutenções.

#5 Tenha cuidados com a lavagem do carro

Quando falamos em cuidados com veículo, o brasileiro é um dos povos que mais se dedicam a esse quesito. E não é à toa: os carros são uma grande paixão nacional.

Mas, mantê-los limpos e impecáveis tem um custo além daquele que é pago para os lava rápidos. Para se ter uma ideia, a quantidade de água usada na ducha de apenas um carro pode chegar a 580 litros.

Por isso, para ter um carro sustentável, optar por soluções ecologicamente corretas é a melhor saída. Primeiro, reveja a periodicidade das lavações, e dê um trato no seu veículo quando ele realmente estiver pedindo um banho. Além disso, opte por lavagens a seco, ou, então, lugares que adotem sistemas de reutilização de água da chuva, por exemplo.

Leia também: O que o seu nariz pode revelar sobre problemas com o carro?

#6 Evite sobrecarregar o veículo

Como ter um carro sustentável (2)

O peso que você carrega dentro do veículo também é determinante para ter ou não um carro sustentável. Isso porque, quando mais pesado, mais combustível será gasto para atingir o desempenho do motor. Portanto, carregue no porta-malas e nos bancos traseiros apenas o que realmente é preciso. Além de contribuir com uma menor emissão de poluentes na atmosfera, você também vai sentir a diferença no bolso ao abastecer.

Viu como é possível, com pequenas atitudes e sem prejudicar a sua rotina, colaborar com o meio ambiente ao ter um carro sustentável? Se você ficou com alguma dúvida sobre essas dicas, já sabe: escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

Falar pelo WhatsApp