Ícone
Ícone

Como valorizar o carro para a venda e fazer o melhor negócio

1, 2, 3 anos ou até uma vida toda. Um carro se torna parte da família e muitos donos fazem de tudo pelos seus veículos. Cuidados que vão além das manutenções de rotina, mas também com personalizações como novas rodas, películas e por aí vai. Mas nem sempre na hora da troca ou venda toda essa atenção e sentimento pelo carro são reconhecidos. É neste momento que muita gente fica ofendida com avaliações ou propostas.

Para você fazer o melhor negócio e valorizar o carro para a venda, separamos dicas de cuidados e personalizações que vão te ajudar a conseguir um bom valor pelo carro e o que você deve evitar para ter a melhor venda ou troca. Confira abaixo!

#1 Fazer as revisões em dia

Não há quem resista a um carro com manual todo carimbado, com todas as revisões feitas em concessionária autorizada e no prazo correto. Por isso, esse é um item essencial para quem quer receber mais no seu carro. E ter as revisões do veículo é ainda mais importante quando o carro está próximo dos 100 mil quilômetros. Se aproximando dessa quilometragem fica mais difícil vender um carro.

Mas lembre-se: se você não puder fazer as revisões na concessionária autorizada, faça em um mecânico de confiança e guarde todas as notas fiscais do que foi feito no veículo. Isso provará ao comprador que o carro está com a mecânica e manutenções de rotina em dia.

Como valorizar o carro para a venda e fazer o melhor negócio

#2 Manter o carro higienizado

Carro com manchas de sujeira que não saem dos bancos, teto ou ainda odores indesejáveis, são um problema grave para quem quer valorizar o seu carro. Em caso de acidentes domésticos com o veículo, como manchas de comida e bebida, leve o carro imediatamente para uma empresa especializada – antes que a questão se torne irremediável.

#3 Não comer ou fumar no carro

Para que você não precise higienizar o veículo, é melhor prevenir. Não coma ou fume dentro do veículo. O cheiro de cigarro ou similares pode nunca mais sair e então a única alternativa será encontrar um comprador fumante para o seu carro. Claro, não precisamos dizer que o seu veículo terá grande desvalorização se tiver odores que não podem ser retirados mesmo com higienizações profundas.

Leia também: Calibragem de pneus: você pode estar fazendo isso errado

#4 Manter a pintura em dia

Na garagem, no muro do quintal ou até no meio fio. Quem nunca deu aquela raspada na lataria que atire a primeira pedra. Para evitar desvalorização do seu carro, certifique-se de que o seu automóvel não tenha detalhes.

Aqui vale a máxima já conhecida: a primeira impressão é a que fica. Portanto, tenha o seu carro impecável na hora da venda ou troca.

#5 Não ter batidas graves

A gente sabe que se fosse possível, ninguém sofreria acidentes. Mas vale lembrar que um carro que tenha passado por acidentes que comprometeram a estrutura do mesmo, possivelmente percam até 50% do seu valor de mercado. Além disso, grandes intervenções de pintura são um problema para quem quer valorizar o carro na hora da venda.

#6 Não mudar cor, rebaixar ou colocar teto no carro

alterações no carro - roda

Tem muita gente que rebaixa o carro, coloca teto solar ou faz outras mudanças no veículo e acredita que isso irá valorizar o automóvel. Em geral intervenções no veículo resultam em desvalorização do veículo. Para quem rebaixa, por exemplo, vale lembrar que o mercado para carros rebaixados é pequeno e geralmente a revenda irá ‘subir’ o carro novamente para tornar a venda mais fácil. Muitas vezes é solicitado ao antigo dono que entregue o veículo sem o rebaixamento.

Para quem coloca teto solar por conta própria, em geral tem o seu carro desvalorizado porque esse tipo de intervenção costuma resultar em vazamentos. Já tratando de roda, dependendo o modelo, pode ser difícil agradar o grande público com modelos fora do comum e, possivelmente, a revenda colocará as rodas originais novamente. Tudo isso porque as pessoas têm tendência a desconfiar de carros com intervenções.

Leia também: 9 fatores que estão acabando com a tinta do seu carro (e que você não sabia)

E por último, mas não menos importante, é a intervenção para colocar GNV no veículo. Temos um texto inteiro sobre isso, mas nunca é demais dizer que veículos que passaram por esse processo podem perder até 30% do seu valor de mercado.

Importante: há exceções e a aceitação de alteração no carro irá depender do modelo e qual é o seu objetivo com o carro. Claro que você não deve deixar de fazer as adaptações que tem vontade, mas é importante manter em mente que na hora da troca ou venda, o processo pode ser mais difícil.

E você, tem mais alguma dica de como valorizar o carro na hora da venda? Escreva nos comentários e compartilhe sua experiência. Ah, e não esqueça de compartilhar o post com seus amigos nas redes sociais.

Falar pelo WhatsApp