Ícone
Ícone

Compra de carro: as condições para financiar sem CNH

Muita gente busca bancos, financeiras e lojas de veículos para financiar o seu carro. E em muitos casos quem vai financiar não tem CNH. E os motivos são inúmeros, como por exemplo a compra de um carro para o casal, em que a pessoa que vai financiar não é a mesma que vai dirigir, ou para uma pessoa que não tem condições de dirigir e precisa de motorista, entre outras situações. E é neste momento, ao buscar por um financiamento sem CNH, que muita gente não tem o crédito aprovado.

No post de hoje vamos falar como a carteira de motorista influencia na aprovação de financiamento de veículo e quais são as possibilidades para quem ainda não tem o documento. Fique atento às condições impostas pelos bancos e financeiras e descubra quais são os caminhos mais fáceis. Vem com a gente!

#1 Financiamento sem CNH negado: qual o motivo?

Os dados não são divulgados abertamente pelos bancos e financeiras, mas sabe-se que o maior índice de inadimplência em financiamento de veículos está no grupo de pessoas que faz financiamento sem CNH. Estima que 75% da inadimplência em financiamentos de veículo estão nesse tipo de financiamento. É por esse motivo que bancos e financeiras são mais rigorosos para aprovação de crédito para pessoas sem CNH.

Além disso, é comum que a taxa de juros para pessoas financiando sem CNH seja maior, pois o risco que os bancos assumem com o empréstimo, aumenta. Ou seja, o risco de inadimplência é maior, logo a taxa de juros cobrada é mais alta.

Financiamento sem CNH negado qual o motivo

Mas você deve estar se perguntando o motivo da maior taxa de inadimplência ser entre pessoas sem CNH. O motivo é simples: muita gente financia o carro, mesmo sem ter a carta de motorista, para amigos ou familiares, que por restrição no nome ou score baixo não conseguiram aprovação de crédito. O resultado é uma alta taxa de inadimplência, pois, teoricamente, quem está comprando o carro – o real comprador – não teria condições de financiar.

#2 Como conseguir financiar sem CNH

A maior parte dos bancos financia para pessoas sem CNH. Neste post já falamos como cada banco lida com essa situação. Em geral, os bancos pedem entrada de pelo menos 20 a 30% do valor do veículo, exigem score alto e praticam taxas de juros maiores do que as aplicadas para financiamento com carteira de motorista. Porém há exceções, clientes que possuem bom relacionamento com os bancos têm chances maiores  de conseguir financiamento sem entrada e sem CNH, com boas taxas. O relacionamento do cliente com os bancos acaba impactando fortemente na aprovação e condições para o financiamento.

Ou seja, além de estar com o nome limpo na praça, na maior parte dos casos, é necessário contar com bom score, ter entrada e pagar taxas de juros mais altas para financiar sem CNH.

#3 É possível usar a CNH do marido ou esposa?

A CNH deve estar no nome de quem está financiando. Mesmo sendo casado ou tendo uma união estável, não é possível usar a CNH do parceiro ou parceira no financiamento. Houve um tempo onde existiam os ‘avalistas de CNH’, mas hoje em dia os bancos não aceitam mais esse tipo de garantia.

Aliás, a maior parte dos bancos não tem aceitado avalista mesmo em financiamento com CNH.

#4 Posso financiar enquanto estou fazendo a CNH?

Para conseguir o financiamento usando a CNH é necessário estar com ela em mãos. Portanto, se ela estiver em fase de impressão ou você ainda estiver fazendo as aulas na autoescola, não é possível utilizar essa eventual CNH que será emitida. Nesse caso você teria que fazer um pedido de financiamento sem CNH.

Bônus: aproveitando o post sobre CNH, não custa fazer um alerta para quem for comprar carro para usar em aplicativos de transporte, como o UBER. O Uber não aceita motoristas com CNH provisória – é preciso estar com a definitiva.

#5 Posso financiar com CNH vencida?

financiar com cnh

Quando a CNH está vencida, oficialmente é como se você não tivesse CNH. Então, para conseguir um financiamento com CNH, a sua carteira de habilitação deve estar válida. Se você pretende financiar um carro, encaminhe junto ao Detran a regularização do seu documento.

Leia também: Saiba o passo a passo para fazer a renovação da CNH

E você, ficou com mais alguma dúvida sobre financiamento de carro sem CNH? Deixe sua pergunta nos comentários e não esqueça de compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais.

Saiba tudo sobre financiamento:

Falar pelo WhatsApp