Ícone
Ícone

Cuidados com carro: como fazer seu veículo durar mais

Todo dono de carro, apaixonado pelo seu companheiro de quatro rodas, quer conservar o veículo o máximo possível para que ele possa durar mais, não é mesmo?

Os cuidados com carro variam de pessoa para pessoa, mas existem alguns essenciais e que ajudam a deixá-lo como novo, mantendo os problemas mecânicos bem longe, e, consequentemente, prevenindo o seu bolso de gastos fora do planejado. Além disso, ficar em dia com esses cuidados automotivos é bom, até mesmo, para que o carro tenha uma maior valorização quando chegar a hora de passá-lo para frente.

Se você quer conservar o seu veículo, mas não sabe quais são os principais cuidados com carro a serem seguidos, fique tranquilo: no post de hoje, nós preparamos dicas que vão lhe ajudar na missão de fazê-lo durar mais. Acompanhe.

#1 Fazer a checagem dos fluidos

Pode parecer um detalhe, mas a checagem dos fluidos é essencial se você quer fazer o seu carro durar mais. Sejam eles os lubrificantes do motor, freio, direção aditivo para água ou limpador de para-brisa, a função dos fluidos é reduzir o atrito entre as peças e evitar a corrosão, contribuindo para uma boa troca de calor.

O problema é que, quando vencidos, esses fluidos ficam com a qualidade comprometida, o que pode prejudicar o funcionamento do veículo, levando a quebras e substituições de peças que não precisariam acontecer se os cuidados com carro fossem tomados periodicamente.

Leia também: Como ter um carro sustentável em 6 dicas muito fáceis

#2 Verificar o estado das mangueiras e correias

As mangueiras estão constantemente expostas ao calor sob o capô do veículo, por isso é preciso dar uma atenção especial a elas – principalmente se elas tiverem mais de um ano ou se o carro já tiver 60.000 quilômetros rodados.

E a inspeção deve ser feita nas mangueiras de água, combustível, freios, fluido de direção, hidráulica e do ar condicionado. Para o seu veículo durar mais, de forma conservada, as borrachas devem estar perfeitas, sem sinais de qualquer trinca, desgastes, malha aparente, amolecimentos ou deformações.

carro durar mais

A checagem com as correias também é considerada um dos mais importantes cuidados com carro. Isso porque a sua quebra é uma das principais falhas mecânicas nas estradas. Elas devem ser substituídas de acordo com as indicações do fabricante, geralmente a cada 40.000 ou 60.000 quilômetros.

Portanto, principalmente se você for pegar estrada, é importante, antes, dar uma passadinha no seu mecânico de confiança para ver se tudo está dentro do esperado e seguir viagem com segurança.

Leia também: O que o seu nariz pode revelar sobre problemas com o carro?

#3 Checagem da suspensão

A checagem de suspensão é um dos cuidados com carro fundamentais. Isso porque, nela, são verificados componentes como molas, amortecedores, bandejas, braços, buchas, pivôs, terminais e batentes. Todos esses itens passam por um desgaste e diminuição da sua vida útil conforme o uso, portanto, a checagem é uma forma de evitar quebras e de manter tudo em pleno funcionamento.

Se a checagem da suspensão não foi feita, é possível que apareçam barulhos e ruídos no carro, que ocorra o desgaste excessivo dos pneus, a direção fique mais dura e, dependendo da gravidade do problema, até o controle da direção pode ser prejudicada.

#4 Avaliação dos pneus

A avaliação dos pneus é outro dentre os cuidados com carro fundamentais e que o fazem durar mais. Isso porque, se os pneus estiverem em más condições, carecas ou sem a calibragem ideal, vão forçar excessivamente o motor do carro, o que pode desencadear um verdadeiro efeito cascata no veículo: o motor precisando trabalhar mais para manter o desempenho do carro acaba superaquecendo todo o sistema, o que prejudica as peças e, consequentemente, pode causar danos a elas.

Portanto, sempre que der uma parada para abastecer o seu carro, vale checar, pelo menos, a calibragem dos pneus. Esse simples cuidado pode garantir a conservação do seu carro, e, ainda, evitar que você tenha gastos que estavam foram do planejamento.

anuncio

É claro que a rotina é corrida, e tem dias em que é impossível pensar em dar uma pausa nela para poder cuidar de coisas igualmente importantes, mas que não necessariamente têm dia e hora certa para serem feitas, como os cuidados com carro. Mas com um pouco de planejamento e reservando um tempo para se dedicar e essas checagens, você, além de garantir que seu carro vá durar mais, ainda cuida para que ele fique em ótimo estado de conservação.

Leia também: Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Se você acabou de comprar um veículo, talvez não veja muita importância nesses cuidados com carro, mas acredite: se começar a dar atenção a eles agora, lá na frente, quando quiser passá-lo para outra pessoa, vai sentir a diferença na sua valorização e no interesse de compradores.

E então, você ficou com alguma dúvida sobre as checagens e cuidados com carro que devem ser tomados para que ele possa durar mais? Se sim, nada de deixar para depois: escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

Falar pelo WhatsApp