Ícone
Ícone

Veja a diferença de câmbio manual, automático, automatizado e dualogic

Ponto morto, embreagem, engatar a primeira, evoluir até chegar na quinta e, se preciso, reduzir pra terceira. Durante muito tempo, dirigir significava, dentre outras coisas, conhecer a lógica das marchas do motor – que variam de acordo com o rendimento que se deseja que ele tenha.

Mas nem sempre foi assim. Antigamente, a posição onde a alavanca das marchas era colocada dizia muito sobre o estilo do carro, a ponto de, nos Estados Unidos, as pessoas acharem que os primeiros fuscas eram veículos esportivos, pelo simples fato de eles terem o câmbio acoplado ao assoalho, ao lado do motorista, ao invés das comuns alavancas no painel da direção.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, os câmbios também evoluíram, e é possível encontrar modelos desde o manual e automático, ao automatizado e dualogic. No post de hoje, vamos conhecer as principais diferenças entre eles, e como funciona cada tipo de câmbio. Acompanhe.

Qual o papel do câmbio?

Um dos elementos da transmissão, o câmbio automático fica entre o motor e as rodas do veículo, conectando-se à embreagem, no caso dos modelos manuais e automatizados, ou conversor de torque (automático) e às rodas por meio de eixos e do diferencial. Seja qual for o modelo de câmbio, a sua função é permitir que o carro trafegue em diversas condições e velocidades.

Leia também: Qual é a diferença entre direção hidráulica, elétrica e eletro-hidráulica?

Câmbio manual

Esse é o modelo de câmbio mais conhecido, e funciona travando e destravando diferentes sequências de embreagens dentro da caixa de mudanças. É exatamente por isso que o câmbio manual precisa da embreagem para evolução ou redução do motor. Hoje em dia, existem modelos de carros com câmbio manual com seis marchas ou mais, com o objetivo de ajudar na economia de combustível do veículo.

Câmbio Automático

cambio automático

Que o carro automático representa uma comodidade para os motoristas ao volante, disso não restam dúvidas. Mas como esse tipo de câmbio substitui o manual sem que haja embreagem?

Nos veículos automáticos, apesar de terem o mesmo jogo de engrenagens utilizado nos manuais, as trocas de marcha são feitas usando a carga, a posição do acelerador e velocidade do carro como parâmetros. No lugar da embreagem, o câmbio automático usa um dispositivo hidráulico, chamado de conversor de torque, que transmite a força do motor para o câmbio de acordo com a pressão no seu interior. Nos veículos com câmbio automático, a transmissão pode ser de até oito velocidades.

Leia também: Vai viajar? Saiba o que não pode faltar na hora de pegar a estrada

Câmbio automatizado

O câmbio automatizado é bastante confundido com o automático, mas, na verdade, o funcionamento do sistema é o mesmo do manual. Nesse tipo de veículo, o que acontece é que há uma embreagem automática, ou seja, o motorista não precisa acionar um pedal a cada evolução ou redução do motor, e ela trabalha o engate das marchas. A diferença ao volante é perceptível: como câmbio automatizado, as respostas do motor são mais lentas, e, por isso, os trancos durante a troca de marcha são mais fortes.

Câmbio Dualogic

cambio dualogic

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar nos câmbios Dualogic. No Brasil, a Fiat lançou esse modelo de carro para facilitar a troca de marcha manual. Com o Dualogic, as mudanças são feitas mais rapidamente, mas sem perder a potência do motor. Trata-se de um sistema que automatiza a troca de marcha da caixa de câmbio manual.

Dentre as vantagens do câmbio Dualogic estão o menor consumo de energia, e, consequentemente, de emissão de poluentes no meio ambiente, e a potência do motor mantida durante as trocas de marchas, que podem ser manuais ou automáticas.

Leia também: Os mitos de manutenção que quase todo motorista ainda acredita

Escolher o carro ideal para chamar de seu envolve uma série de fatores que devem ser considerados, além do custo do veículo em si. Por isso, para quem está em busca de um seminovo, a escolha do câmbio é extremamente importante. Se esse é o seu caso, avalie questões como se você vai percorrer longas distâncias com ele na sua rotina, ou se no caminho do trabalho para casa, e vice-versa, há muito congestionamento.

Definindo qual vai ser o uso do carro, fica muito mais fácil de encontrar um modelo que vá atender a todas as suas necessidades – e o melhor, com conforto! E então, você ficou com alguma dúvida sobre os tipos de câmbio nos carros? Já sabe: escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

Falar pelo WhatsApp