Ícone
Ícone

Na hora da compra, qual é o melhor: carro 8 ou 16 válvulas?

Na hora de comprar um carro, muitas pessoas preferem optar pelo veículo que possui um motor mais forte. Nesse momento, surge a dúvida escolher um veículo com motor de 8 ou 16 válvulas? Qual a diferença?

Ambos são bons, e neste post vamos explicar tudo sobre essas diferenças de válvulas. Pra começar vale saber que quanto maior for à potência, mais cuidados o proprietário deverá ter com o carro.

Quer saber mais? Então vem comigo!

#1 Qual é a função das válvulas?

As válvulas do motor de um carro desempenham um papel de extrema importância no funcionamento de um automóvel, uma vez que são as principais responsáveis pela entrada e saída de ar no motor. Como funciona: o ar entra na câmara de combustão (chamadas de válvulas de admissão) e os gases resultantes da queima do combustível saem para o escapamento (chamadas válvulas de escape).

O proprietário pode encontrar carros com diferentes tipos de válvulas, sendo 8, 16 ou 32 válvulas. Abaixo separamos itens como manutenção, potência do carro e desemprenho da cada um.

Leia também: Cuidados com carros que passam muito tempo no sol ou chuva

#2 Quais os custos com manutenção do motor 8v e 16v?

A manutenção é outro fator importante a ser analisado no momento da compra.  Com relação ao motor 8v, a mão de obra tem um menor custo, pois o mecânico tem mais espaço para trabalhar e o acesso a maioria das peças é mais fácil. Além disso, o custo de reposição das peças é menor, já que o motor de 8 válvulas é de uma engenharia simples e não necessita de muita eletrônica para funcionar corretamente.

Se compararmos os mesmos itens com um motor de 16 válvulas, o motorista terá um custo maior – podendo ser o dobro do valor.

Mas porque dessa diferença?

Um veículo de 16v tem maior número de componentes móveis e a tecnologia é mais avançada. Como o motor 16v possui duplo comando de válvulas geralmente se tem duas polias para acionar os eixos, sendo necessário uma correia dentada maior e automaticamente com custo mais elevado. Geralmente, o kit de troca de correia é composto de um tensionador, uma correia e uma polia auxiliar.

Quando for comprar um veículo tenha em mente, que detalhes como sensores e mão de obra elevam o custo de manutenção no caso de um motor de 16v. Mas continue lendo, para comparar melhor os motores e escolher a opção correta.

Leia também: Não deixe de fazer estas perguntas ao negociar um carro seminovo no WhatsApp

#3 Qual veículo possui mais potência 8v ou 16v?

Segundo especialistas, os dois motores são confiáveis, contudo possuem funções diferentes. O carro com 8 válvulas é ideal para a cidade, isto é, para quem enfrenta o trânsito congestionado, enfrentando sinais de trânsito e engarrafamentos. Outra qualidade do 8v é que o mesmo gera maior economia para o condutor. Ou seja, gasta menos combustível do que o de 16 válvulas.

o motor 16 válvulas é mais indicado pra quem pega a estradam com frequência. Com motor cheio, ele ganha mais potência e trabalha melhor que o 8v, todavia o resultado aparece em rotações mais altas, quando você já está em uma velocidade constante. Com isso o gasto de combustível será bem maior.

Os especialistas automotivos citam mais uma qualidade importante do 16 válvulas. O motorista ficará mais seguro nas rodovias principalmente na hora de ultrapassar. O tempo de resposta e retomada do automóvel 16v é melhor, o que torna mais rápido ultrapassar o carro da frente.

Se fizermos um comparativo, o carro equipado com 16 válvulas é mais cansativo de dirigir na cidade por ter uma faixa de torque e potência em alta rotação, exigindo muitas trocas de marchas, ao contrário de um veiculo com motor de 8 válvulas, que tem essa faixa de torque e potência mais baixa e permite menos mudanças.

Leia também: 8 truques de limpeza incríveis pra deixar seu carro impecável

#4 Qual o desempenho dos motores 8v e 16v?

melhor opção de motor

Cada motor tem seu tempo de rotação. Um carro equipado com 8 válvulas é mais ágil na arrancada e em baixa rotação. Porém, ao subir o giro do motor, nota-se uma sensação de perda de potência e eficiência.

Já o motor de 16 válvulas em alta rotação, tem ganhado significativas vantagens sobre o motor equipado com 8 válvulas. Isso acontece porque admite com maior rapidez o ar/combustível e a queima é instantânea, gerando com isso, principalmente em rodovias, maior desempenho, economia, estabilidade no funcionamento, sensação de um motor rodando folgado, sem esforço. Outro ponto importante, é que o motor 16v são ideais para carros com motorização acima de 1.4.

Por isso, não existe motor que seja melhor ou pior. Existe o melhor para o que você busca. Se for rodar na estrada, o mais adequado é o motor 16V, ou se preferir somente na cidade, o motor 8V será mais apropriado.

Bônus: E o motor 32 válvulas?

Estes são menos comuns, mas não menos importantes. São utilizados em carros de luxo, como em Camaros, por exemplo. Motores com 32 válvulas são super potentes e, como você deve estra imaginando, com valor de manutenção alto.

Ficou alguma dúvida ou tem algum conhecimento sobre as válvulas dos carros? Deixe nos comentários suas perguntas! Sua participação é muito importante pra gente!

Mayara Melegari2

Mayara Melegari

Acadêmica de jornalismo, escreve sobre veículos e trabalha com comunicação para segmento automotivo.

Falar pelo WhatsApp