fbq('track', 'ViewContent');
(48) 3241-4004 / (48) 99142-9094 [email protected] Nós te ligamos!
Pesquisar palavra exata
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt
Search in posts
Search in pages
Search in groups
Search in users
Search in forums
Filter by Custom Post Type
Filter by Categories
Acessórios
Consignação
Curiosidades
Dicas
Financiamento
Lançamento
Manutenção
Notícias
Segurança no Trânsito
Seminovos
Vender

O que é preciso para tirar CNH? Saiba tudo neste texto

O que é preciso para tirar CNH? Saiba tudo neste texto

Quando os 18 anos chegam, vem junto o momento esperado por muitos: tirar a carteira de motorista. Conseguir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou permissão para dirigir exige uma série de exames e aulas teóricas e práticas. O procedimento é igual em todos os estados brasileiros – o que irá mudar serão as taxas cobradas, estipuladas em nível municipal.

Confira a seguir o passo a passo para tirar o documento e esclareça todas as suas dúvidas. Vamos lá?

1º Passo: Documentação

Possuir RG e CPF, ter 18 anos completos, comprovante de residência (em seu nome ou de algum parente, mediante comprovação de parentesco) e saber ler e escrever.

2º Passo: Cadastro

Ir até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da sua cidade e fazer o cadastro biométrico. O cadastro tem que ser feito pessoalmente, porque inclui o registro das impressões digitais e a foto.

3° Passo: Exames

cnh exame de visao

Concluído o cadastro, você recebe a autorização para fazer os exames médicos (teste de visão, pressão e eficiência motora) e psicotécnicos (é uma avaliação da condição psicológica e emocional) em clínicas autorizadas pelo órgão de transito da cidade. Há uma taxa a ser paga, que varia de acordo com cada munícipio.

4º Passo: Curso teórico

Com a aprovação dos exames, o candidato terá que se inscrever num Centro de Formação de Condutores (CFC) ou Autoescola para fazer o curso teórico. São obrigatórias 45 horas/aula. O conteúdo do curso é relacionado às práticas de direção defensiva, noções de primeiros socorros e legislação de trânsito (sinalização). Além disso, também precisará entender como interagir com pedestres, ciclistas e demais atores do processo de circulação. É recomendado agendar aulas sob diversas condições climáticas – chuva, frio, nevoeiro e noite.

Depois é realizado uma prova para testar seus conhecimentos. Caso seja aprovado, o candidato pode começar as aulas práticas. Se for reprovado, pode marcar uma nova prova após 15 dias.

Leia também: As 6 multas de trânsito que quase ninguém conhece

5º Passo: Curso prático

simulador autoescola

São obrigatórias 25 aulas práticas realizadas em autoescolas credenciadas ao Detran. Desse total, quatro aulas devem ser noturnas. Você também tem a opção de fazer três aulas em simulador, se a autoescola possuir um, nesse caso são permitidas oito aulas (três diurnas e cinco noturnas).

6º Passo: Prova prática

Após as aulas obrigatórias, a autoescola gera um certificado da carga horário e habilita o candidato a escolher uma data da prova prática. Se você for reprovado, não é precisará fazer as aulas novamente, basta marcar uma nova data.

7º Passo: Validade

A primeira habilitação é uma autorização temporária, valida por um ano. Porém, você deve ficar atento a algumas regras! Se o motorista não tiver nenhuma multa grave ou no máximo uma multa média (quatro pontos), pode obter a CNH definitiva, que tem validade por quatro anos.

Caso o motorista tenha uma multa grave ou ultrapasse os pontos permitidos, terá carteira suspensa e para conseguir outra, será obrigado a iniciar o processo desde o primeiro passo. Depois da primeira renovação, para motoristas até 65 anos, a CNH deve ser renovada a cada cinco anos. Após essa idade, a validade passa a ser de três anos.

Leia também: Cuidados com carros que passam muito tempo no sol ou chuva

8º Passo: Tipo de habilitação

As carteiras de habilitação são divididas em categorias:

A: Motos, Ciclomotor, Motoneta ou Triciclo

B: Automóvel, caminhonete ou utilitário

C: Caminhões

D: Micro-ônibus, Ônibus

E: Veículos com unidades acopladas, como trailer

A primeira CNH só pode ser retirada nas categorias, A, B ou AB. No último caso, a pessoa deve participar de dois cursos preparatórios. O candidato que adquirir o pacote (AB) vai ter que desembolsar em torno de R$ 1.400 a  1.700 pelo serviço. Esses valores mudam conforme cada categoria.

O que preciso para tirar a CNH 3

Se você pensa em mudar de categoria, também deve seguir algumas normas. Por exemplo, quem possui habilitação na categoria B pode mudá-la para C ou D; quem possui na categoria C, pode mudar para as categorias D ou E; e quem possui o documento na categoria D, pode obtê-lo na categoria E.

Para solicitar a admissão nas categorias C, D ou E, o condutor deve estar habilitado há pelo menos um ano na categoria anterior exigida (por exemplo, para obter a CNH na categoria C, é necessário ter no mínimo um ano de habilitação na categoria B).

Leia também: Não deixe de fazer estas perguntas ao negociar um carro seminovo no WhatsApp

8º Passo: Casos especiais

O futuro motorista deve especificar qual deficiência e a necessidade a ser atendida. De maneira geral, os procedimentos para obtenção da carteira estão disponíveis a todos, inclusive para quem tem algum tipo de limitação física, que não interfira na capacidade de dirigir. O candidato deverá passar por junta médica específica para então se matricular em uma autoescola que possua um carro adaptado.

Se você seguir todos esses passos, terá em mãos a tão esperada carteira de habilitação. O mais importante estar sempre atento, afinal, dirigir requer muita atenção e responsabilidade. Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente nos comentários.

Ah, e não deixe de compartilhar esse texto com aquele amigo ou parente que precisa fazer sua primeira habilitação.

Mayara Melegari2

Mayara Melegari

Acadêmica de jornalismo, escreve sobre veículos e trabalha com comunicação para segmento automotivo.

Quem gostou disso, também curtiu:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *