Ícone
Ícone

O que o seu nariz pode revelar sobre problemas com o carro?

“Isso não está cheirando bem”. Quem nunca ouviu ou já disse essa expressão em alguma situação em que algo parecia estar errado? E não é à toa. Segundo uma pesquisa feita com uma série de testes nos Estados Unidos, o olfato é o sentido humano mais apurado, tanto que podemos detectar, pelo menos, 3 trilhões de cheiros diferentes – uma quantidade e tanto, não é mesmo?

Com tanta variedade, é claro que o nariz pode funcionar como um verdadeiro detector de situações específicas, e no que diz respeito a problemas com o carro, isso não é diferente. O mais famoso cheiro de carro, com certeza, é o “cheiro de carro novo”. Mas se você acha que ele existe apenas por conta dos estofados novos, saiba que tudo é pensado e faz parte da experiência sensorial que os fabricantes oferecem para os consumidores, e que influencia diretamente na decisão de compra dos clientes.

Tanto é que existem profissionais, normalmente engenheiros químicos, treinados somente para identificar e avaliar os cheiros dos veículos que saem das montadoras. Mas nem todos os cheiros se resumem ao de carro novo, e, alguns deles, devem servir como alerta de que algo não está certo. Quer saber quais são os cheiros que indicam problemas com o carro? Acompanhe.

#1. Borracha queimada

É claro que o cheiro de borracha queimada é forte, e percebê-lo tende a ser mais fácil do que os demais odores que podem indicar problemas com o carro. Portanto, se, quando você estiver dirigindo, um cheiro forte de borracha queimada invadir o interior do veículo, existem algumas hipóteses.

Um dos problemas com o carro pode ser as correias de transmissão escorregadias ou mal ajustadas. Há a chance, também, de as mangueiras estarem apresentando atrito com as partes rotatórias, ocasionando o forte cheiro quando o motor estiver quente.

Leia também: Concessionária ou oficina particular: onde fazer a revisão do meu carro?

#2. Óleo quente

Esse é um odor bastante conhecido, já que, o cheiro de óleo quente no carro é bem similar ao do óleo de cozinha quando se está fazendo uma fritura. Para os motoristas que identificarem esse forte odor, é bom ficar atento: ele é um dos sinais de que é possível haver um vazamento de óleo sobre o escapamento.

Para confirmar, depois de estacionar o veículo, verifique no chão se existem marcas que possam indicar um vazamento de óleo. Outro sinal de que existem problemas com o carro é a presença de fumaça saindo diretamente do capô, com origem no motor do veículo.

#3. Cheiro forte de gasolina

cheiro forte de gasolina

Tem pessoas que até gostam do cheiro de gasolina quando estão abastecendo o carro em um posto. Ele é característico porque parte do combustível evapora, portanto, durante o enchimento do tanque, sentir o cheiro de gasolina é considerado normal.

As coisas mudam quando o odor não tem origem no abastecimento e é identificado pelo motorista durante o uso do veículo. O cheiro de gasolina pode indicar problemas com o carro de vazamento do combustível, o que é extremamente perigoso, já que há o risco real de incêndio. Portanto, se você passar por alguma situação parecida, não pense duas vezes em ir a uma oficina e verificar o que pode estar acontecendo.

#4. Xarope doce

Quem nunca tomou xarope doce na infância para tentar melhorar de uma gripe, não é mesmo? O que você não sabia, na época, é que conhecer exatamente o cheiro do xarope poderia lhe ajudar a identificar problemas com o carro no futuro.

O cheiro de xarope doce sentido no interior do veículo pode indicar um vazamento do líquido que resfria o motor. Lembre-se que, nesses casos, para abrir a tampa do radiador, é essencial que ele esteja resfriado.

Leia também: 5 erros com carros mais comuns que você pode estar cometendo

#5. Tapete queimado

Agora, se o cheiro sentido pelo motorista enquanto roda com o carro for de tapete queimado, fica o alerta: ele pode ter origem nos freios. Esses problemas com o carro são gravíssimos, e devem ganhar atenção imediata, pois representam um risco real à segurança do condutor.

Ao notar o cheiro, vá direto para uma oficina ou leve o seu carro para a avaliação de um mecânico de confiança.

anuncio

#6. Ovos podres

Quem já esqueceu um ovo por muito tempo na geladeira conhece bem o típico cheiro que invade a cozinha. Poucas coisas são tão mal cheirosas quanto ovos podres, mas se você está achando que o causa esse odor forte no carro são comidas esquecidas, está enganado.

O cheiro de ovo podre pode indicar problemas com o carro no conversor catalítico. Se ele não estiver convertendo adequadamente o sulfeto de hidrogênio em dióxido de carbono dentro do escapamento, pode causar uma sobrecarga, levando até a um derretimento.

Viu como são muitas as possibilidades de problemas com o carro quando um cheiro é sentido ao volante? Portanto, se o seu nariz lhe alertar de que algo está errado, não ignore o alerta: vá até uma oficina de sua confiança e faça uma avaliação para evitar danos ao veículo e gastos inesperados por falta de manutenção.

Leia também: Os 5 melhores truques para economizar combustível

E então, você já sentiu algum desses cheiros? Foram identificados quais eram os problemas com o carro? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima!

Falar pelo WhatsApp