Ícone
Ícone

Tendências automotivas: o que esperar dos carros em 2017?

Ano novo, vida nova. E, se com ela vier um carro novo, então, melhor ainda, não é mesmo? Nessa época do ano, muitas pessoas acabam fazendo listas com os objetivos que querem conquistar nos próximos doze meses, e, para grande parte delas, a troca de carro está entre um dos desejos para 2017.

Isso porque essa é uma verdadeira paixão nacional. Segundo pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pelo Mercado Livre, mesmo com a recessão pela qual o país está passando, 48% dos brasileiros pretendem trocar de carro nos próximos 12 meses. Entre os motoristas que ainda não têm um veículo, a perspectiva também é animadora: 33% pretendem começar o ano com o pé direito e carro na garagem.

Se você também é um apaixonado pelo universo automotivo, e quer fechar negócio no próximo ano, preparamos o post de hoje com as principais tendências de carros em 2017. Confira!

Carros elétricos

carros eletricos 2017

Eles não são nenhuma novidade para quem está por dentro das inovações tecnológicas no ramo automotivo. Com a crescente preocupação com a sustentabilidade, os carros elétricos levantam uma bandeira importante para o setor, que responde por grande parte das emissões de poluentes na atmosfera. Esses modelos inovadores são movidos à energia elétrica, ou seja, não funcionam com a queima de combustíveis, e, automaticamente, ajudam na questão do equilíbrio ambiental, principalmente nos grandes centros urbanos.

Somente em São Paulo, por exemplo, os carros são responsáveis por 90% da poluição do ar da cidade – estatística alarmante e que reitera a importância dos modelos elétricos como tendência de carros em 2017. Assim como toda mudança, essa tende a ser gradual, e estima-se que, em 10 anos, 1 a cada 4 carros vendidos seja elétrico.

Carros inteligentes

carros eletricos 2017 2

A tecnologia automotiva não para de evoluir a favor do conforto e segurança dos motoristas. E uma das tendências de carros em 2017 são os modelos inteligentes, que contam com sistemas que interligam os veículos através de uma central.

As principais montadoras do mundo estão em fase de testes de sensores capazes de gerar interações entre os motoristas para evitar acidentes, como, por exemplo, em situações de carros enguiçados em uma curva, quando avisos para redução da velocidade seriam automaticamente enviados para os demais veículos que trafegam na via.

Leia também: Concessionária ou oficina particular: onde fazer a revisão do meu carro?

Parece ficção científica, não é mesmo? Mas está perto de virar realidade, tanto que, nos Estados Unidos, o recurso de comunicação entre motoristas já está em vias de regulamentação, e a estimativa é que, quando inserido no mercado, ele possa evitar mais de 600 mil acidentes por ano, preservando mais de 1000 vidas no país.

Uma das marcas que mais se destacam quando se fala de carros inteligentes é a Tesla. O vídeo abaixo, publicado no Twitter, mostra que momentos antes de um acidente de carro acontecer em um rodovia da Holanda, o Model S da Tesla se dá conta e freia automaticamente. É impressionante:

Carros autônomos

Você já deve ter lido que o Google tem carros autônomos, não é mesmo? Mas o que parecia ser coisa de outro mundo para a população já vem se tornando realidade em países desenvolvidos. Marcas como a Tesla prometem popularizar a tecnologia, que deve chegar com tudo as ruas no próximos anos e ganhar muita força em 2017. Já existem carros que são independentes, que ultrapassam, estacionam e fazem qualquer outra manobra sem, ou quase nenhuma, ajuda de um motorista. Neste vídeo, por exemplo, é possível ver um destes modelos:

No vídeo abaixo é possível ver outras maravilhas tecnológicas que já estão nas ruas:

E se você achou que apenas os carros de passeio entraram na tendência de carros autônomos, se enganou. Na Austrália, em minas, caminhões autônomos já realizam trabalhos e com melhora na produtividade. Nos Estados Unidos, o Uber e a AB InBev se uniram em 2016 para realizar uma entrega de cerveja a uma distância de 190 quilômetros sem nenhum incidente. As empresas afirmam que foi a primeira vez que uma carreta autônoma foi usada para efetuar um transporte comercial.

Veja neste vídeo como foi o transporte e como os caminhões autônomos vão afetar o transporte no mundo todo:

Em 2017 mais empresas devem adotar caminhões autônomos, já que segundo projeções, com a tecnologia, a AB InBev  poderia economizar até 50 milhões de dólares.

Mudanças no computador de bordo

A revolução que os computadores de bordo e sistemas multimídia modernos causaram no setor automobilístico é inegável, mas a evolução tecnológica, nem de longe, está no seu limite. Tanto é que, uma das tendências de carros em 2017 é a integração de sistemas Android e iOS nos veículos, o que vai possibilitar uma série de vantagens já conhecidas pelos motoristas com o uso de smartphones.

Leia também: Carro a diesel ou gasolina: qual o melhor custo benefício e principais diferenças?

Cores diferenciadas

Você deve ter percebido um aumento dos carros brancos nas ruas da sua cidade, não é mesmo? Eles realmente caíram no gosto popular, e, o que antes era uma tendência dos modelos maiores, como SUVs, se transformou em uma preferência para os de passeio. Tanto que, durante 2016, os carros brancos representaram 40% do total das vendas do setor.

anuncio

Agora, se você está certo de que essa tendência de carros em 2017 vai continuar, é bom prestar atenção a outros levantamentos do setor automotivo: de acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, os carros vermelhos estão reconquistando a preferência dos motoristas e ganhando espaço no mercado. Somente em 2015, eles representaram 9% das vendas, se igualando à quantidade de veículos na cor prata, considerada um clássico do mercado automotivo.

Bom rendimento com baixo consumo

Como você bem sabe, estamos em meio a uma crise, e, durante esses períodos, a palavra de ordem é economizar. Portanto, além de todas as tendências de carros em 2017 que listamos até aqui, a mais certeira é esta: a busca por um bom rendimento, sem que isso signifique um alto consumo. Isso porque a constante variação no valor do combustível é um dos fatores que mais afeta o bolso do brasileiro. Portanto, a maior parte das decisões de compra de carros em 2017 será pautada analisando o custo x benefício dos modelos.

Leia também: 4 segredos sobre carros 0KM que ninguém quer que você saiba (o último vai te deixar perplexo)

E você, se sente pronto para começar o ano fechando um bom negócio? Nós já falamos por aqui sobre como escolher o melhor modelo de carro, além de dicas sobre os principais tipos de financiamentos, mas, se você ainda tiver alguma dúvida, não deixe de contar pra gente, combinado? Até a próxima.

Falar pelo WhatsApp