Ícone
Ícone

Tudo sobre como funciona um consórcio de carros

O brasileiro já foi apontado entre os povos que mais gostam de trocar de carro no mundo, mas, com o reflexo da crise econômica no país, o cenário acabou mudando e dificultando as coisas por aqui. Sem dúvida, alguns empecilhos apareceram na vida de quem planeja a troca de veículo ou sonha com a compra do primeiro carro.

O que pouca gente resolve levar em conta são as vantagens de um consórcio sobre um financiamento, a grande maioria fica focada no fato de que não irá retirar o carro no exato momento da compra e deixa de lado vantagens preciosas, como estar livre dos juros, por exemplo.

No post de hoje vamos falar exatamente sobre como funciona um consórcio, quais são suas vantagens, as opções diferenciadas esse processo pode te oferecer, quais os critérios impostos por esse sistema e tudo que você deve levar em consideração na hora de fazer essa escolha. Vamos lá?

#1 Como funciona um consórcio?

consórcio de carro

O sistema de consórcios funciona de uma forma bem simples e fácil de entender, por isso, é uma opção que você deve considerar com atenção na hora que decidir trocar ou comprar um novo veículo.

Um consórcio começa através de um grupo de pessoas interessadas na compra de um veículo. Esse grupo é reunido através da administradora de consórcios. No Brasil, existem inúmeras organizações de confiança e prestigiadas no mercado, mas vale lembrar que antes de fechar qualquer negócio você deve checar a veracidade da empresa. Por exemplo, se a empresa possui a autorização necessária para atuar nesse ramo, assim, você garante uma boa experiência e uma compra segura.

Leia também: Como saber quando comprar carro: 5 fatores para analisar

Uma vez que o grupo de interessados estiver formado, todos os membros começarão a investir um valor mensal. A partir desse valor investido mensalmente, é como se fosse formada uma poupança coletiva. Essas mensalidades, quando somadas, totalizam o valor de uma carta de crédito e, dessa maneira, é possível que uma cota seja contemplada todo mês.

Quem for sorteado, receberá a carta de crédito e poderá realizar a compra do veículo normalmente. Vale ressaltar que todos serão sorteados durante o consórcio.

Essa forma de aquisição possuí diferentes prazos e pode durar até oito anos e você poderá ser sorteado no começo ou no final desse período.

#2 É possível antecipar minha contemplação em um consórcio?

É possível antecipar minha contemplação em um consórcio

Existem duas formas de ser contemplado em um consórcio. A primeira é contar com a sorte, um grande ponto necessário para quem planeja realizar esse tipo de negócio é a paciência, por isso é ideal que você pense nele como um investimento a longo prazo, afinal, o grande diferencial dessa opção é que você não precisa fazer empréstimos e consegue trabalhar com o seu próprio dinheiro.

A segunda forma de contemplação existe para aqueles que não estão dispostos a esperar tanto e conseguem dar “lances” para serem contemplados antecipadamente. O lance funciona através do adiantamento de parcelas, ou seja, caso você deseje ser sorteado no próximo mês, você paga antecipadamente as parcelas que ainda não venceram. O critério para que o lance seja aceito é como um leilão, quem tiver adiantado o maior valor, será selecionado.

#3 Quais as vantagens de um consórcio de carros?

Existem inúmeras vantagens para os compradores que optam por adquirir um carro por meio de consórcios. Veja a seguir as principais:

Facilidade na Compra: o consórcio de automóveis é bem menos burocrático do que o financiamento de automóveis, por exemplo. Afinal, você trabalha com o seu dinheiro e na grande maioria dos casos, não é preciso comprovar a renda através de holerites. Isso facilita muito a vida de quem não trabalha através de carteira assinada.

Planejamento Financeiro: ao realizar um consórcio de automóveis os clientes costumam se planejar, discutir com calma essa aquisição e se programar financeiramente para honra-la.

Leia também: As atitudes que estão acabando com o seu score

Essa também acaba sendo uma boa forma de investir ou “guardar” dinheiro, afinal, é como se mensalmente você estivesse dedicando uma fatia da sua renda para a compra de um automóvel em uma poupança, se comprometendo conforme você pode e nos valores que forem melhores para você, afinal, existem inúmeras opções de consórcio e com certeza uma delas é a que você idealizou. Afinal, uma grande vantagem do consórcio de carros é a possibilidade de escolher o valor do crédito solicitado, o prazo de pagamento e também a quantia a ser paga nas parcelas mensais.

vantagens do consórcio de carro

Essa liberdade de escolha e adaptação é interessante para o comprador, afinal ele pode escolher a opção que melhor se adequa ao seu perfil, sem comprometer de maneira negativa o seu orçamento, permitindo o cumprimento de todas as obrigações financeiras.

Ausência de Juros: os consórcios de automóveis possuem uma ótima vantagem que os torna imbatíveis no quesito custo-benefício, essa vantagem é a ausência dos juros. Neste ponto, a economia que você fará ao adquirir o seu novo veículo será bem significativa, sem contar no fato de que com a carta de crédito em mãos, sua compra será à vista, o que sempre possibilita pedir desconto.

Entretanto, existem custos como taxa de administração, adesão, entre outras. Porém, quando colocamos tudo na ponta do lápis, esse plano de pagamento ainda traz mais benefícios do que o clássico financiamento.

#4 Eu posso comprar qualquer carro através de um consórcio?

Geralmente vemos as pessoas acreditarem que um consórcio as prende a uma única opção na hora de realizar a compra de um veículo e pensar assim é um erro. Pois assim que o consorciado for comtemplado, ele receberá uma carta de crédito referente ao valor escolhido quando o contrato foi fechado. Assim, quando você estiver com a carta em mãos, poderá optar por qualquer automóvel que desejar. O que há de restrição em alguns casos é referente ao ano do veículo.

Leia também: Como valorizar o carro para a venda e fazer o melhor negócio

Bom, agora você já está por dentro do mundo dos consórcios. E se ficar com alguma dúvida é só deixar a sua pergunta nos comentários.

Ah, não esqueça de compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais, hein?!

Falar pelo WhatsApp