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As 5 maiores reclamações sobre seminovos e porquê você pode estar enganado

Ele não significa apenas um veículo movido a quatro rodas. Por trás da compra está um planejamento, expectativas, conquistas e até sonhos: não é à toa que o carro é considerado um dos primeiros bens duráveis a serem adquiridos pelos brasileiros.

Mas como todo sonho, esse também tem o seu preço, e, para grande parte das pessoas, ele é alto demais, de modo que o carro 0km não chega a ser uma opção.  É aí que entram os seminovos, que, além do valor, oferecem outras vantagens, como uma menor desvalorização em relação ao investimento e seguros mais acessíveis. Agora, se existem dúvidas e reclamações sobre os carros 0KM, com os seminovos não seria diferente. Por isso, no post de hoje, preparamos uma lista com 5 maiores tabus relacionados a eles. Confira.

#1 “Carros seminovos têm que ter qualidade igual de carro 0KM”

Ao comprar um seminovo, por mais que a revenda faça ajustes para lhe entregar o veículo no melhor estado possível, você não pode esperar que ele tenha a mesma garantia de qualidade do que um carro 0KM. Ao contrário dos novos, os semi já rodaram, e isso faz com que essa expectativa do consumidor por uma margem de excelência deva ser reajustada. Justo, não é mesmo?

A grande vantagem dos seminovos é que, quando você encontra um carro que tenha tido poucos donos anteriormente, e esses tenham tomado todos os cuidados e respeitado as datas de revisão, a diferença de valor, que é bastante significativa se comparada a um veículo novo, representa uma grande vantagem. Principalmente porque ao sair da concessionária um carro 0KM perde de 20 a 30% do seu valor, dependendo do modelo. Portanto, vale a pena comprar um carro seminovo, pois para fazer um bom negócio basta pesquisar.

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#2  “Em caso de problema, o carro deve ser arrumado com peças novas”

Se você comprar um seminovo e ele apresentar um problema durante o período de garantia, tem o direito de ter o carro consertado, mas, por outro lado, se for preciso efetuar a troca de componentes, não pode exigir que as substituições sejam feitas com peças novas ou originais. O que o Procon/SC garante ao consumidor é que o carro seja entregue funcionando perfeitamente, ou seja, com o problema resolvido.

Portanto, é seu direito ter o carro arrumado nos três meses de garantia legal (ou conforme contrato), mas as peças que vão ser usadas e onde o conserto vai ser feito são uma decisão da loja.

#3 “A loja é obrigada a desfazer a venda se eu desistir da compra”

Você pesquisou, pesquisou mais um pouco e encontrou um seminovo para chamar de seu. Deu tudo certo na negociação, a compra foi fechada com a concessionária, mas depois da assinatura do contrato, por algum motivo, você desistiu do carro. O que se pode esperar nesses casos?

Legalmente, nenhuma loja tem obrigação de pegar o veículo de volta, mesmo que ele tenha apresentado problemas. Portanto, o recomendado é tentar negociar, mas sabendo que a lei não está do seu lado, qualquer decisão de devolução será feita a partir de um acordo.

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#4 “A loja deve consertar os seminovos em poucos dias”

Qual a diferença entre comprar um carro e um micro-ondas? É claro que eles são completamente distintos, mas não no quesito de resolução de problemas. Isso porque não importa o que você compre: caso venha a apresentar defeito, estando na garantia, o prazo máximo para que seja feito o conserto é de 30 dias. A regra vale para carros seminovos e 0KM.

Claro, ninguém quer ficar sem o seu carro por 30 dias, então vale novamente aquele conselho de negociar com a loja. Em alguns casos, como em carros importados, em que as pessoas precisam vir de outros países, não há muito o que fazer senão esperar. Por isso, fique atento aos seus direitos e de olho no calendário, ok?

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#5 “Tenho direito a um carro reserva enquanto meu carro é consertado”

O carro, muitas vezes, é essencial para o dia a dia. É ele o meio de transporte usado para ir e voltar do trabalho, pegar os filhos na escola, fazer compras de supermercado dentre outros compromissos da nossa rotina. Além disso, por representar um investimento alto, quando o carro apresenta um problema, é comum que o dono acredite que tenha direito a um veículo reserva enquanto o seu está no conserto. Será?

Bem, aqui temos duas situações diferentes. Se o seu carro está segurado, e na sua apólice consta que você tem o benefício de usar um reserva enquanto o seu não fica pronto, é só acionar a sua seguradora. Mas atenção, isso nada tem a ver com a loja: trata-se do seu seguro. Agora, caso você não tenha seguro do automóvel, não conta com esse direito, uma vez que a concessionária ou a loja de seminovos não tem obrigação legal de emprestar um carro que está em conserto. Aqui vale o paralelo com qualquer outro item de consumo, como um quando um celular estraga. A regra é a mesma.

O Procon esclarece que o cliente deve levar o carro para o conserto até o local indicado pela loja e aguardar os 30 dias ou prazo combinado. Claro, algumas revendas acabam emprestando veículo aos clientes, mas isso é cortesia.

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Concluindo 

Se você ficou desanimado com as constatações, vale lembrar que existem maneiras de diminuir os riscos na compra de seminovos, e escolher uma concessionária que garanta a procedência dos carros e ainda ofereça garantia é uma boa forma de evitar dores de cabeça no futuro. Aqui falamos sobre os 5 pontos mais importantes na avaliação de um carro usado antes da compra. Vale a leitura!

Ah, mas vale lembrar também que uma boa conversa com a revenda pode ajudar a chegar a um meio termo em qualquer situação, de forma que fique bom para ambas as partes.

E você, está pensando em comprar o seu carro e quer optar pelos seminovos? Conheça aqui as nossas ofertas, converse com um de nossos vendedores e feche os melhores negócios, combinado? Até a próxima.

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