Ícone
Ícone

As atitudes que estão acabando com o seu score

Você tem interesse em comprar ou trocar de carro e precisa de um financiamento para isso? Então, é importante que você fique atento aos seus hábitos no mercado para evitar um score baixo.

As instituições financeiras analisam alguns fatores antes de conceder o financiamento a um cliente, e o principal deles é o score, também conhecido como nota de crédito. Essa ferramenta de pontuação é utilizada em muitos países e indica a probabilidade de inadimplência de determinado consumidor. Portanto, quanto maior a sua nota, maior a confiança do mercado de que você pagará suas dívidas em dia, o que facilita a aprovação do crédito pela instituição.

Diante disso, fica claro a importância de evitar um score baixo, não é mesmo? Por isso, listamos quais sãos as principais atitudes que prejudicam essa pontuação. Acompanhe.

1. Atrasar contas

O sistema que define o score, analisa o perfil do consumidor para avaliar se ele tem condições de arcar com as parcelas do financiamento. Dessa forma, atrasar o pagamento de suas contas prejudica sua pontuação, além de demonstrar uma certa desorganização financeira.

Por outro lado, quem antecipa as parcelas é visto como um bom consumidor pelos órgãos de crédito e tem um score melhor.

Leia também: Consultar Score: Saiba Grátis qual é a sua pontuação na Serasa

2. Não comprar a prazo

O que faz com que você fique com o score baixo 4

Algumas pessoas evitam ao máximo fazer compras a prazo, você é uma delas? Caso sua resposta seja positiva, isso também pode deixar o seu score baixo. Aliás, esse é um fator extremamente relevante. Afinal, se você não paga a prazo, como o banco saberá que você é um bom pagador?

Sendo assim, ao adquirir produtos, eletrodomésticos ou comprar em lojas de departamento, por exemplo, se possível, opte pelo parcelamento do valor final ou pelo pagamento por boleto. Com isso, as instituições conseguirão acompanhar seu perfil de movimentação financeira.

Leia também: O segredo para pagar até 70% menos na parcela do seu carro 

3. Ter financiamentos ou crédito negado

Ter um financiamento ou crédito negado é altamente prejudicial para sua pontuação, pois toda vez que isso acontece, você acaba ficando com score baixo. Portanto, consulte seu score atual e só opte por essa alternativa caso tenha certeza que a solicitação será atendida.

Para evitar problemas como esse, busque ter um bom controle financeiro para não acumular dívidas e comprometer seu orçamento.

Leia também: Guia completo: como aumentar o score em 6 meses

4. Mentir sobre você

Dar endereços e telefones diferentes em cada instituição financeira ou em crediários de lojas também prejudica sua nota de crédito, pois faz com que as empresas pensem que você está mentindo.

Lembre-se que, para definir o score, o banco cruza diversas informações, sendo assim, uma divergência de dados fora do comum, como nomes dos pais, endereços, entre outras informações, poderá ser um fator negativo. Para evitar situações como essas, é importante manter os dados cadastrais sempre atualizados.

Leia também: Tenho nome limpo e não consigo financiamento: o que eu faço? 

5. Não ter movimentação bancária 

O que faz com que você fique com o score baixo 3

Se você não utiliza o banco, se torna mais difícil para que ele saiba da sua renda e que você tem condições de arcar com as parcelas de um financiamento. Dessa forma, uma das estratégias indicadas para não ficar com o score baixo é ter movimentações bancárias frequentes, seja com cartão de crédito, débito, conta corrente, etc. No entanto, isso não quer dizer você deve exagerar e comprar mais do que conseguirá pagar, afinal, como já vimos, atrasar o pagamento das contas é extremamente negativo para sua pontuação.

6. Ficar com o nome sujo também gera score baixo

Essa é, sem dúvida, é o um fator decisivo para um score baixo, pois leva a pontuação lá para baixo. Por isso, é fundamental ter controle financeiro e evitar ficar com o nome sujo.

Quem tem dívidas e restrições no CPF, não conseguirá ter um financiamento aprovado. A primeira providência a ser tomada nesses casos é negociar com credor o pagamento das dívidas e regularizar a restrição. Contudo, é importante saber que isso não tem efeito imediato, a alteração do score acontecerá no decorrer dos meses, caso você mantenha a pontualidade em seus pagamentos futuros.

Como vimos, alguns hábitos prejudicam, e muito, sua nota de crédito. Se você pratica algum deles, reveja seu comportamento hoje mesmo. Evitando um score baixo, você tem melhores chances de conseguir um financiamento para a compra de seu carro, casa ou até mesmo cartões de crédito e outros empréstimos.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe suas perguntas nos comentários e até a próxima.

Leia também: É possível fazer financiamento de veículo sem entrada? Descubra agora

Falar pelo WhatsApp