Ícone
Ícone

Como saber quando comprar carro: 5 fatores para analisar

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre quando comprar carro, e para tomar essa decisão, é importante analisar alguns fatores. Por se tratar de um bem de consumo durável — com um valor relativamente alto para a maioria das pessoas — é necessário escolher o modelo criteriosamente e analisar sua situação financeira antes de fechar negócio.

Se você está pensando em comprar um carro, leia este post com atenção, pois vamos mostrar alguns fatores que devem ser analisados antes de tomar essa decisão. Saiba mais!

#1 As razões para comprar carro

A primeira questão a ser esclarecida é o motivo pelo qual você precisa de um automóvel. Algumas pessoas optam por comprá-lo porque moram longe do trabalho e precisam se locomover mais facilmente, outras dividem um veículo com o pai, a mãe ou o irmão e desejam adquirir um carro próprio para ter mais independência.

As razões para a compra são diversas, mas é preciso analisar se ele será realmente útil para a sua rotina. Adquirir um supernovo para usá-lo esporadicamente pode não ser tão vantajoso, já que você terá despesas para mantê-lo na garagem, além de haver a desvalorização sem a utilização. Por outro lado, se você mora em uma cidade grande e precisa ir para diversos locais ao longo da semana, ter um automóvel, provavelmente, facilitará sua rotina.

#2 Qual carro comprar

Depois de definir as razões para a aquisição, o passo seguinte é analisar qual tipo de carro você precisa, baseado em suas prioridades. Para percorrer grandes distâncias diariamente, talvez um modelo com baixa quilometragem seja o mais recomendado, já para quem viaja frequentemente com a família, ter um porta-malas espaçoso será o mais adequado.

FINANCIE SEU CARRO

O veículo ideal é aquele que atende suas necessidades e que esteja alinhado com o quanto você conseguirá investir. Alguns compradores priorizam o status ou buscam impressionar amigos e familiares, porém, esses fatores não deveriam ser relevantes para a decisão. É importante analisar se você precisa de um modelo compacto ou sedã, com quatro portas ou duas, com ar-condicionado e direção hidráulica, entre outras características.

O mercado de automóveis é bastante diversificado, e escolher o melhor não é uma tarefa simples, portanto, pesquise bem para avaliar as marcas e modelos e o custo-benefício em adquirir um automóvel seminovo.

Leia também: É possível fazer financiamento de veículo sem entrada? Descubra agora

#3 Analise o mercado de automóveis

Algumas épocas do ano são mais favoráveis para a compra do carro, é o que acontece, por exemplo, no fim do ano, entre os meses de setembro e dezembro. Nesse período, as montadoras iniciam o lançamento e as vendas dos modelos do próximo ano, e as concessionárias acabam oferecendo melhores condições de compra para o carro do ano atual, que ficarão ultrapassados com a chegada das novas versões. Sendo assim, acompanhe os lançamentos e as movimentações do mercado antes de definir quando comprar carro. Além disso, as lojas de seminovos costumam oferecer bons preços, taxas diferenciadas e prazos prolongados nesta época do ano. Visite lojas de carros usados e compare as condições na compra de um veículo zero e tome uma decisão baseada na melhor condição pra você.

Neste post ajudamos você a escolher entre um carro usado ou zero KM.

#4 Sua capacidade de pagar o financiamento quando comprar o carro

Como saber quando comprar carro 5 fatores para analisar

Analise se você tem condições financeiras para adquirir o carro nesse momento. Se estiver endividado, o mais recomendado a se fazer é equilibrar as contas antes de assumir um novo débito. Ao se planejar para esse objetivo por alguns meses ou mesmo anos, você terá condições de pagar o

veículo à vista e poderá negociar um desconto no valor final, além de evitar os juros do parcelamento.

Se você não possui a quantia para comprar o automóvel à vista e precisa dele rapidamente, o financiamento será uma realidade, mas, antes de assumir a dívida, é essencial analisar sua capacidade de pagá-la. O recomendado é que o valor das parcelas não ultrapasse 30% de sua renda.

Além disso, será necessário dar um valor de entrada que, geralmente, costuma ser 20% do preço do veículo. Se você tiver condições de dar uma entrada maior, poderá reduzir significativamente o valor e a quantidade de parcelas do seu financiamento. Diante disso, vale reforçar que, antes de definir quando comprar carro, é fundamental se programar financeiramente.

Leia também: É possível vender ou trocar carro com dívida? Saiba aqui

#5 Condições de arcar com os custos mensais do automóvel

Mais um fator a ser considerado é em relação aos custos que acompanham o veículo, tais como licenciamento, IPVA, DPVAT e seguro. Se você for comprar um carro novo, ainda precisará arcar com os valores para o emplacamento.

As despesas com a manutenção e o uso também devem entrar na conta, e, nesses casos, deve-se considerar o gasto com combustível, estacionamento, revisões obrigatórias, trocas de óleo, entre outros itens.

Definir quando comprar carro é uma decisão importante e que terá um grande impacto no seu dia a dia e em sua vida financeira, portanto, analise todos os fatores listados acima para fazer uma boa aquisição.

Se você já tem um veículo, mas está em dúvida se precisa de um modelo mais novo, veja nosso post com os 5 sinais de que chegou a hora de você trocar de carro e até a próxima.

Leia também: O segredo para pagar até 70% menos na parcela do seu carro

Falar pelo WhatsApp