Ícone
Ícone

Descubra os 5 maiores mitos sobre carros

Quem não tem uma boa dica de direção para motoristas iniciantes, não é mesmo? Apesar das principais lições serem ensinadas ainda na autoescola, é na prática que o motorista desenvolve seus hábitos de direção, que, por vezes, acabam se tornando até mesmo prejudiciais para o rendimento do veículo, e também para a segurança no trânsito.

No post de hoje, nós preparamos uma lista desconstruindo 5 dos principais mitos sobre carros. Ficou curioso? Aperte o cinto e venha de carona.

#1 Ponto morto em uma descida economiza combustível

Esse é um dos mitos sobre carros mais antigos, e se você também é daqueles que ouviam dos seus pais e avós, e continuam achando, que, em uma descida, colocar o carro em ponto morto para economizar combustível é uma grande sacada, é melhor rever os seus conceitos. Isso porque os veículos fabricados a partir dos anos 2000 possuem injeção eletrônica, e por isso, nessas situações o carro detecta que não há necessidade de injeção de combustível, e o fluxo vindo do tanque é interrompido.

Ou seja, além de não mudar em nada no consumo, estar com o carro em movimento sem que ele esteja engrenado é um risco desnecessário, já que, se for preciso, você não contará com o freio motor e terá que forçar pedal de freio, prejudicando a sua eficiência.

#2 Ar condicionado ligado aumenta o gasto de combustível

Quem nunca desligou o ar condicionado quando o tanque entrou na reserva que abra a primeira janela do carro. Um dos mitos sobre carros é a crença de que para ficar com uma temperatura mais amena no interior do veículo é preciso gastar mais combustível, e em partes isso é verdade. Mas veja bem, não é em todas as situações que isso acontece.

Se você estivesse viajando na estrada e seu carro entrasse na reserva, o que você faria até o momento de parar em um posto?  Muitas pessoas agiriam automaticamente desligando o ar condicionado e abrindo todas as janelas do veículo. Na verdade, esse é mais um dos mitos sobre carros, e a pior alternativa para quem quer economizar combustível, porque, com uma velocidade acima de 80 km/h, o vento lateral que entra no veículo faz com que ele diminua o seu rendimento, e portanto, aumente o consumo. Ou seja, nessas condições, você irá gastar mais do que se estivesse com o ar ligado.

Leia também: Os 5 pontos mais importantes na avaliação de um carro usado antes da compra

Leia também: 10 dicas essenciais de revisão para motoristas iniciantes

#3 Não se deve misturar combustíveis nos modelos flex

Com a alta dos combustíveis frequente, se você investiu em um modelo de carro flex com certeza fez um bom negócio. Isso porque assim é possível encher o tanque com etanol quando, apesar de ter um consumo maior, o preço da gasolina ainda seja menos vantajoso, e vice e versa. Agora, se você tem o costume de usar gasolina e tem medo de colocar álcool, ou acha que não pode abastecer o seu carro com um combustível diferente do que está no tanque, fique tranquilo. Essas situações são verdadeiros mitos sobre carros, e em ambas não existe nenhum risco para o desempenho do veículo. Os carros flex foram projetados para aceitar os dois tipos de combustíveis, e o motor não fica viciado quando você opta por usar apenas um deles.

google-728x90B1.gif

#4 Gasolina premium melhora o desempenho do carro

Você é daqueles que ama o seu carro e o trata com todo o cuidado, mesmo que isso represente um custo a mais, inclusive quando vai abastecer? A gente entende que, ao optar pela gasolina premium, você está escolhendo pelo melhor rendimento do motor. Mas será que faz tanta diferença abastecer com esse tipo de gasolina ou esse é mais um dos mitos sobre carros? Mais uma vez, depende.

A gasolina premium realmente possui aditivos que ajudam na conservação do motor e tem uma octanagem mais alta, ou seja, faz com que ele tenha mais eficiência. Porém, apenas alguns modelos de carro estão preparados para isso, como é o caso dos esportivos de luxo, por exemplo. Portanto, se você não faz parte da minoria que desfila por aí com carros que são verdadeiras máquinas, abastecer com gasolina premium não é um bom negócio, nem para o seu motor e muito menos para o seu bolso.

 #5 Freio de mão segura o carro estacionado na subida

As ladeiras são verdadeiros mitos sobre carros e carrascos dos motoristas que estão tirando a licença. Quem não se lembra do frio na barriga para não deixar o carro morrer nas balizas feitas em subidas? Assim como tudo na vida, aprender a controlar o carro nessas situações acaba se tornando automático com o tempo, mas será que, mesmo agora, com mais experiência ao volante, você tem estacionado o carro de maneira correta em ladeiras?

Não deixar o carro morrer é um bom começo, mas e depois? Você aciona o freio de mão e pronto? Acreditar que apenas ele basta para segurar o carro é um dos erros mais comuns entre os motoristas experientes.

Para evitar acidentes, é preciso, também, deixar o carro engatado na primeira marcha, além da direção travada com os pneus na diagonal, em direção à calçada. Dessa forma, se os sistemas de freio falharem, essas outras medidas vão impedir que o carro desça descontrolado rua abaixo.

Caso tenha se identificado com os cinco mitos sobre os carros, com certeza você não está sozinho: seja bem-vindo ao clube dos motoristas que precisam rever alguns conceitos para conseguir o melhor desempenho do seu veículo.

Se você ficou com alguma dúvida a repeito dos mitos sobre os carros ou adota outro hábito ao volante sem saber ao certo se é válido ou não, escreva pra gente pelos comentários, ok? Até a próxima.

Leia também: Trocar de carro: além do preço, preste atenção na avaliação do seu veículo

Saiba tudo sobre financiamento:

Falar pelo WhatsApp