Ícone
Ícone

Tração dianteira ou tração traseira: quais as principais diferenças

A força gerada no motor de um veículo precisa ser transportada para as rodas do carro, certo? Mas em qual das rodas esta transferência precisa ser feita? A responsa é: depende. Existem algumas variações de tração no mercado atual, e essas variações acontecem devido às características de cada uma delas, que podem ser mais adequadas para determinadas finalidades e tipos de uso do veículo.

Antigamente, até a década de 50, quase todos os veículos eram de tração traseira. Em agosto de 59, com a chegada do Mini, isso mudou drasticamente: Sir Alec apresentou ao mundo a tração dianteira e motor transversal. Além de representar uma enorme economia de espaço no cofre do motor, a tração dianteira reduziu significativamente o custo para as montadoras de carro. Com o sucesso, os modelos de tração dianteira tornaram-se predominantes na época. Para identificar qual a configuração ideal para o seu uso, conheça todas as funcionalidades, os prós e os contras de cada solução relacionada à tração de veículos automotores. Veja a seguir:

Tração dianteira e suas características

Com a aplicação da tração dianteira, as rodas direcionais acumulam a função de levar a força do motor para a estrada. Este é o sistema de tração mais popular entre em veículos, e tem a nítida vantagem de ser a solução mais econômica e compacta.

Como o peso do motor repousa sobre o eixo dianteiro, os automóveis de tração dianteira tendem a ser mais eficazes em situações de subidas mais sinuosas, com baixa aderência. Em piso seco, a tendência do carro sair de frente em curva costuma ser um detalhe incômodo, mas os sistemas de controle de tração dianteira e de estabilidade tornam essas saídas muito mais raras. Essas características tornam o automóvel muito mais previsível e recomendável em termos de segurança.

Em quais situações escolher um veículo de tração dianteira?

Então, entendemos que a tração dianteira é usada para proporcionar um chassi mais enxuto, já que pouquíssimo espaço é utilizado, uma vez que o motor e as rodas são impulsionados pela parte dianteira do carro. Um chassi maior só é necessário para um veículo de tração traseira.

As especificações de tração dianteira também promovem uma boa aderência das rodas com a superfície.

carro na neve - traça dianteira

Se você vai dirigir em cenários que envolvem lama, neve ou piso molhado, escolha um veículo com tração dianteira, pois em sua característica distribuem melhor o peso. Mas, fique atento: veículos de direção dianteira não são tão rápidos na aceleração, por conta da transferência de peso que ocorre durante o processo, fazendo com que as rodas diminuam drasticamente sua aderência, afetando o torque.

Leia também: Como fazer a manutenção do câmbio automático do seu carro

Quais as vantagens e desvantagens de um carro com tração dianteira?

A seguir, veja as vantagens para uma configuração de tração dianteira:

  • Manuseio previsível.
  • Centro de gravidade para a frente, melhorando a tração.
  • Eficiência de direção melhorada.
  • Menor custo em sua fabricação.
  • Pesa menos.
  • Não ocupa muito espaço interior no veículo.

Agora, vamos sinalizar algumas desvantagens para uma configuração de tração dianteira:

  • O tamanho do motor é restrito.
  • Aumento do círculo de giro, limitado pelo motor transversal.
  • As juntas anexadas ao cubo da roda tendem a se desgastar com maior facilidade.
  • Tração reduzida quando o veículo está em condição de ladeira ou pista escorregadia.
  • Ausência de deslocamento de peso, limitando a aceleração.
  • Torque prejudicado, permitindo que o veículo incline para direita ou esquerda quando são acelerados. 

Tração traseira e suas características

Um veículo com força motriz nas rodas traseiras e motor na dianteira, na maioria das vezes, possui eixo cardã, um tubo metálico que liga a força do motor transferida pelo câmbio aos eixos traseiros do carro, levando força às rodas.

carro tração traseira- ladeira

A tração traseira é cada vez mais rara em veículos usados no dia a dia, os famosos carros de passeio, e são predominantes em caminhonetes como S-10 e Hilux, que utilizam predominantemente este sistema. Puxando um pouco informações do passado, lembramos do Omega, Opala e Maverick, que também eram movidos por tração traseira.

Em quais situações escolher um veículo de tração traseira?

Não deve ser a toa que as caminhonetes possuem em sua grande maioria o sistema de tração traseira, certo? Como esse tipo de carro está sempre sobrecarregado, é importante que a carga esteja sobre rodas que terão força de aceleração, e assim evitar situações de deslizamento, principalmente em ladeiras, ou situações escorregadias como lama, por exemplo.

Então, se você tem a necessidade de transportar cargas, aposte em um veículo de tração traseira. Estes carros possibilitam o transporte de cargas que chegam a pesar uma tonelada. Incrível, né?

Quais as vantagens e desvantagens de um carro com tração traseira?

Conheça as vantagens de um carro com tração traseira:

  • Distribioção de peso igual.
  • Melhor transferência de peso durante a aceleração.
  • Melhor raio de direção.
  • Melhor frenagem.
  • Maior capacidade de reboque.
  • Manutenção mais fácil.
  • Geralmente, caracteriza motores mais potentes.

Conheça as desvantagens de um carro com tração traseira:

  • Possibilidade de sobreviragem, quando o veículo estiver em alta velocidade;
  • Mais pobre tração em neve, gelo e areia;
  • Menos espaço interior;
  • Aumento de peso;
  • Maior custo do veículo;
  • Distribuição de peso inapropriada quando o veículo está carregado;
  • Um longo eixo cardã para alcançar as rodas traseiras.

Leia também: 10 dias de manutenção que farão o seu carro durar ainda mais tempo

Tração Dianteira ou Tração Traseira?

Tração Dianteira ou Tração Traseira

Agora que você já sabe quais as características de um carro com tração dianteira e tração traseira, vamos te ajudar a identificar qual sistema o seu veículo possui.

1 – Encontre o motor

A maioria dos carros possuem motor na parte da frente. Esse veículos podem ter tanto a tração dianteira como a traseira. Carros com o motor na parte de trás, como o Fusca, sempre possuem sistema de tração traseira.

2- Observe a montagem do motor

Se estiver na transversal, é provável que o carro tenha tração dianteira. Se estiver montado de frente pra trás, com as correias voltadas para a grade dianteira, talvez o seu carro tenha tração traseira.

3 – Identifique o diferencial

O diferencial é um invólucro grande, que leva energia do eixo motor para as rodas do veículo. Se houver este sistema na montagem do eixo traseiro, o carro tem tração traseira.

Dicas Extras:

  • Se você viaja muito, ou precisa utilizar integralmente o espaço da mala do seu veículo, escolha um carro de tração dianteira, pois oferecem mais espaço para cargas. Mas se o seu objetivo é puxar um reboque, por exemplo, os carros com tração traseira oferecem maior capacidade.
  • Tanto os veículos de tração traseira como os de tração dianteira, possuem rodas dianteiras que acompanham o giro do volante. Quando ficar preso na lama em um carro de tração dianteira, você pode recuperar a tração, girando as rodas ligeiramente em uma direção para que os pneus tenham uma outra superfície para utilizar.
  • Como a maior parte do peso fica na parte da frente do veículo, os carros de tração dianteira continuam se movendo para frente quando estão derrapando, enquanto os carros de tração traseira são mais propensos a ziguezaguear. Independente da tração do seu carro, a dica é: desacelere ou tire o pé do acelerador completamente.

E você, já provou os prazeres e dores de dirigir carros com tração traseira e dianteira? Conte pra gente quais foram as diferenças mais marcantes e qual foi o fator decisivo na sua escolha. Até a próxima.

Falar pelo WhatsApp