Ícone
Ícone

Guia definitivo: como mudar a categoria da CNH [tudo que você precisa saber]

Está precisando trocar a categoria da sua CNH? Mas não sabe como fazer isso? Ou nem sabe para que e como funciona a troca de categoria da CNH? Então esse é o post pra você! Confira o passo a passo definitivo de como mudar a categoria da CNH e tire todas as suas dúvidas sobre esse procedimento. Vem com a gente!

Como funcionam as categorias da CNH

Para dar início e você entender melhor como funcionam as categorias da CNH, vamos te explicar como elas são separadas e o que cada uma significa. Primeiramente, cada categoria da CNH irá dizer para qual tipo de automóvel você está habilitado (sendo separadas por letras para tipos de veículos).

Ah, antes de explicar cada uma, vale ressaltar: dirigir um automóvel utilizando CNH incompatível, rende multa e pontos por infração gravíssima.

Leia também: Melhor carro seminovo: descubra o ideal para você

Quais são as categorias da CNH

Guia definitivo- como mudar a categoria da CNH

Agora que você já sabe como funcionam as categorias da CNH, está na hora de saber como elas são classificadas e separadas. Você vai perceber que é simples identificar, basta você ficar atento e entender sua necessidade quando for fazer a CNH, ou até mesmo, quando precisar trocar.

As categorias são classificadas de A a E, da seguinte maneira:

– Categoria A: condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas.

Exemplo: Moto, Ciclomotor, Motoneta ou Triciclo.

– Categoria B: condutor de veículos que seu peso não ultrapasse 3.500 kg ou lotação máxima de oito lugares, não contando o lugar do motorista.

Exemplo: Automóvel de passeio, Caminhonete e alguns utilitários.

– Categoria C: condutor de veículos usados para transporte de carga, ultrapassando os 3.500 kg.

Exemplo: Caminhão.

– Categoria D: condutor de veículos para o transporte de passageiros e sua lotação ultrapasse oito lugares, não contando o do motorista.

Exemplo: Micro-ônibus e Ônibus.

– Categoria E: condutor de veículos de combinação, em que a unidade tratora se encaixe nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou que tenha 6.000 kg ou mais de peso.

Exemplo: Veículo com dois reboques acoplados.

 

Leita também: Promoção de venda de carros: o caminho para o melhor negócio

E agora que você já sabe, qual é a categoria da sua CNH?

Porque mudar a categoria da CNH?

porque mudar de categoria de cnh

Bom, agora você já sabe o que são as categorias da CNH, como elas funcionam e como são classificadas, é hora de saber quando mudar a categoria da CNH. Confira o exemplo para entender melhor do que estamos falando:

Você tem a categoria B (automóvel, caminhonete, utilitário) e, por exemplo, vai trabalhar como motorista de ônibus. Você só poderá dirigir um ônibus quando tiver a categoria D, que é a adequada para isso.

Então, de uma forma resumida, a troca de categoria da CNH serve para que você seja habilitado para dirigir outro tipo de veículo.

Agora veja a seguir como fazer essa troca!

Leita também: Onde comprar carros seminovos: a lista definitiva

Como fazer a troca de categoria da CNH

como fazer a troca da categoria de cnh

Para fazer essa troca de categoria, você terá que estar com o prazo de validade da sua CNH em dia e não pode estar com sua habilitação suspensa ou cassada. Além disso, você não pode ter cometido nenhuma infração gravíssima. Veja o passo a passo:

#1 Você deverá solicitar a troca de categoria da CNH no Detran ou em uma Autoescola;

#2 Depois de solicitado, você pagará uma taxa para a troca;

#3 Passará por avaliação física e mental;

#4 Também fará avaliação psicológica;

#5 Terá as aulas práticas e o exame prático.

O processo é semelhante de quando você tira a primeira habilitação, com a diferença de que não pagará o valor de uma CNH e sim, apenas uma taxa para essa troca. Entretanto, existem alguns critérios para que você faça essa troca de categoria. Veja agora quais são eles:

– Para a categoria C: terá que estar habilitado por no mínimo um ano na categoria B.

– Para a categoria D: terá que ser maior de 21 anos e estar habilitado no mínimo há um ano na categoria C, ou dois na categoria B.

– Para a categoria E: assim como para a D, terá que ser maior de 21 anos e estar habilitado no mínimo há um ano na categoria C ou D.

Esses critérios servem para certificar que você tem qualificação para dirigir outros veículos e garantir tanto a sua segurança, como a dos outros. Por isso, se precisar dirigir outro veículo, seja por troca de emprego ou escolha, não esqueça: faça a troca de categoria da CNH.

Extra: E para Uber, é necessário outro tipo de categoria?

Sim! Para quem for motorista de Uber, será preciso inserir uma observação na CNH. Além de sua categoria normal, você terá EAR (Exerce Atividade Remunerada), que servirá para identificar que você que usa sua habilitação para outros fins, como por exemplo, dirigir Uber.
Na primeira vez que você fizer essa inserção na sua CNH, precisará ter no mínimo um ano de carteira e terá de fazer apenas o exame psicológico. Já quando for renovar (de 5 em 5 anos), precisará fazer todos os exames.

Leia também: Depreciação de veículos usados: descubra quais modelos mais sofrem

E você, já trocou a categoria da CNH alguma vez? Conta pra gente nos comentários e claro, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

Falar pelo WhatsApp